Notícias ELEIÇÕES
Eleitor que não votou nas últimas três eleições tem até 2 de maio para regularizar
A Justiça Eleitoral ressalta que cada turno é considerado uma eleição. Assim, se um eleitor de Cuiabá faltou no segundo turno das eleições 2014 e nos dois turnos das eleições de 2016, sem justificar as ausências, é necessário procurar a Justiça Eleitoral para regularizar a pendência. O cancelamento automático do título de eleitor ocorrerá de 17 a 19 de maio de 2017.
Quase 500 mil eleitores de Cuiabá e VG ainda não fizeram cadastro biométrico; comparecimento é obrigatório
A demanda, portanto, é gigantesca. Mas o Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso está se preparando para atender a todos com comodidade e conforto. Nas últimas semanas, o TRE-MT ampliou o número de atendentes da Ouvidoria Eleitoral, que faz os agendamentos por telefone, e também a capacidade de atendimento na Casa da Democracia em Cuiabá, e nos cartórios eleitorais de Várzea Grande.
TRE-MT abre agenda de abril para a biometria em Cuiabá e VG
Com capacidade para atender 23 agendamentos por dia, a Central da 49ª Zona Eleitoral - situada na avenida Gonçalo Botelho de Campos, 2.367, bairro Cristo Rei, funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 13h30.
Biometria: TRE-MT amplia capacidade de atendimento em Cuiabá e VG
- Documento oficial de identidade (RG, CNH, Carteira de Trabalho, Carteira Profissional, dentre outros definidos em lei); Comprovante de residência (conta de luz, água, telefone, boleto de IPTU, contrato de aluguel, dentre outros definidos pelo Juiz Eleitoral). Os comprovantes devem estar em nome do requerente, de seu cônjuge ou companheiro (a) ou de parente seu em linha reta consanguínea, até o 2º grau (pais, filhos, avós, netos), ou por afinidade, limitando-se, neste último caso, aos ascendentes do cônjuge ou companheiro (sogro e sogra).
TSE identifica mais de 15 mil fraudes em títulos de eleitor
Dos 144 milhões de eleitores brasileiros, somente 46,3 milhões tinham cadastro biométrico nas eleições de 2016. O registro biométrico começou a ser implantado no Brasil em 2008. A meta do TSE é que todo o eleitorado esteja cadastrado até 2022.
Biometria já é realidade em 41 municípios de Mato Grosso
Para fazer o cadastramento biométrico o eleitor deve apresentar um documento oficial de identidade (RG, CNH, Carteira de Trabalho, Carteira Profissional, e outros definidos em lei) e comprovante de residência (conta de luz, água, telefone, boleto de IPTU, contrato de aluguel, dentre outros definidos pelo Juiz Eleitoral).