Notícias
POLÍCIA Policiais civis prendem foragido da Justiça de Goiás durante apuração sobre crime de violência doméstica
Um homem procurado pela Justiça do Estado de Goiás, foi preso pela Polícia Civil de Mato Grosso, nesta sexta-feira (06.05), em Confresa (1.160 km a nordeste de Cuiabá), durante apuração de uma ameaça praticada no âmbito da violência doméstica e familiar.
O foragido de 33 anos estava com a prisão preventiva decretada pelo juízo da Comarca de Porangatu (GO) pelo crime de roubo. Ele foi abordado pelos policiais civis em uma construção no centro de Confresa.
As diligências iniciaram na quinta-feira (05), após a ex-mulher do suspeito procurar a Delegacia de Confresa para registrar boletim de ocorrência, bem como requerer pelas medidas protetivas impostas pela Lei Maria da Penha.
POLÍCIA Polícia Civil apreende cerca de 800 munições de vários calibres que seriam comercializadas em Confresa
Um carregamento com cerca de 800 munições de diferentes calibres foi apreendido pela Polícia Civil, na manhã desta sexta-feira (06.05), no município de Confresa (1.160 km a nordeste de Cuiabá), durante a operação “Molon Labe”. A ação foi realizada pela Delegacia Especializada de Roubos e Furtos (Derf)
TRÂNSITO Detran orienta motoristas sobre a importância da manutenção do veículo para evitar acidentes
No mês de sensibilização para redução de acidentes de trânsito em todo o mundo, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MT) reforça a importância da realização da manutenção preventiva dos veículos e da direção obedecendo as regras de trânsito para evitar acidentes.
CIDADE Governo de Mato Grosso entrega 904 títulos a moradores de Várzea Grande na segunda-feira
O governador Mauro Mendes entrega, na próxima segunda-feira (09.05), títulos de regularização fundiária de 904 propriedades em 13 bairros, no município de Várzea Grande. A solenidade será realizada às 18h30, no Ginásio Fiotão.
POLÍTICA Comissão da Câmara aprova PL de Rosa Neide que pune com demissão quem agride mulher
A Comissão dos Direitos da Mulher da Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (04), o Projeto de Lei (PL) 770/2021, da deputada federal Professora Rosa Neide (PT), que ‘estabelece a demissão por justa causa em casos de prática de atos de violência contra a mulher’. O relator do projeto no colegiado foi o deputado Fábio Trad (PSD-MS).
De acordo com o Projeto aprovado, configurará justa causa na demissão por “incontinência de conduta ou mau procedimento”
MEIO AMBIENTE PGJ defende aprovação de PL que proíbe PCH’s no Rio Cuiabá
Tendo em vista notícias veiculadas na mídia no sentido de que lobistas e empresas estariam visitando deputados estaduais para fins de ver rejeitado o Projeto de Lei nº 671/2021, apresentado pelo deputado estadual Wilson Santos, que veda a construção de usinas hidrelétricas e Pequenas Centrais Hidrelétricas no Pantanal e seu entorno, o Ministério Público do Estado de Mato Grosso, por meio do procurador-geral de Justiça, José Antônio Borges Pereira, manifesta-se nos seguintes termos:
O Pantanal é a maior planície contínua alagável do mundo. Passa por quatro fases hídricas: de enchimento (quando as chuvas começam), enchente (“cheia”), caracterizada pelo período de águas altas, de vazante (águas começam a baixar) e estiagem (“seca”).
POLÍTICA Barranco cobra nomeação e posse de aprovados em concurso do TJMT
O deputado estadual Valdir Barranco (PT) utilizou a tribuna da Assembleia Legislativa, durante a sessão plenária dessa quarta-feira (4), para solicitar que a desembargadora Maria Helena Póvoas, presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Mato Grosso (TJMT), efetue a nomeação e a posse imediata de cerca de 250 aprovados e aprovadas no último concurso público do órgão, realizado em 2015.
Ao justificar a necessidade, o parlamentar fez referência a demanda de servidores. “Já existe uma carência de servidores nas comarcas espalhadas pelo estado e tem mais de 10 anos que ocorreram as últimas nomeações do TJ. A última foi em 2011.
POLÍTICA CPI Fiscal aprova relatório do setor do agronegócio
A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Renúncia e Sonegação Fiscal aprovou o relatório do setor do agronegócio em reunião realizada na tarde de quarta-feira (4). Esta foi a última sub-relatoria a concluir os trabalhos. A CPI também teve as sub-relatorias mineração, combustíveis e frigorífico.
Responsável pelo relatório do agronegócio, o deputado estadual Valmir Moretto (Republicanos) afirmou que o texto aprovado teve como base dados da Secretaria Estadual de Fazenda (Sefaz/MT) e revelou uma sonegação menor do que era esperada. O parlamentar também destacou o caráter propositivo do documento. “O relatório vai gerar uma proposta de lei para que a gente incentive o governo a dar crédito, dar benefícios e identificar as pessoas que contribuem com o Estado, pagam seus impostos em dia”, ressaltou Moretto.
POLÍTICA Assembleia aprova projeto que pune assédio moral no serviço público
A Assembleia Legislativa aprovou, na sessão de quarta-feira (4), o Projeto de Lei nº 832/2019, do deputado estadual Lúdio Cabral (PT), que previne e pune o assédio moral no serviço público em todos os poderes de Mato Grosso. O texto prevê as penalidades de advertência, suspensão, destituição de cargo