Publicado em Quinta - 27 de Abril de 2023 | por Redação TA c/ Sema-MT

MEIO AMBIENTE Infrator tem trator apreendido pela Sema-MT após tentar esconder máquina da fiscalização ambiental

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) e o Batalhão de Polícia Militar de Proteção Ambiental (BPMPA), apreenderam e removeram um trator esteira utilizado em desmatamento ilegal em uma propriedade de São José do Rio Claro (369 km distante de Cuiabá).

Leia mais...
Trator sendo apreendido e removido do local pela Sema-MT - Foto: Sema/MT
Trator sendo apreendido e removido do local pela Sema-MT - Foto: Sema/MT

Foto: STF
Foto: STF

JUSTIÇA Supremo decide que piso de agentes comunitários de saúde é constitucional

Publicado em Quinta - 27 de Abril de 2023 | por Redação TA c/ Ascom STF

Por unanimidade, o Plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu, nesta quinta-feira (27), que é constitucional a possibilidade de implantação do piso nacional para agentes comunitários de saúde e de combate às endemias aos servidores dos estados, do Distrito Federal e dos municípios.

Leia mais...
© Marcello Casal JrAgência Brasil
© Marcello Casal JrAgência Brasil

GERAL Compras e pagamentos de contas com Pix batem recorde em março

Publicado em Quarta - 26 de Abril de 2023

O uso do Pix, sistema de transferências instantâneas do Banco Central (BC), para compras e pagamentos de contas encerrou o primeiro trimestre com recorde. Em março, as transações de pessoas físicas para empresas corresponderam a 27% do total, informou nesta quarta-feira (26) o BC.

Este foi o percentual mais alto da série histórica. Quando o Pix entrou em funcionamento, em novembro de 2020, apenas 5% das transações eram feitas de pessoas físicas para empresas.

Em março, 683,75 milhões de transações no Pix foram de pessoas físicas para empresas, categoria que abrange compras físicas, compras pela internet e pagamento de contas. Esse tipo de transação movimentou R$ 423,27 bilhões no mês passado.

Leia mais...

GERAL Contribuinte tem 90 dias para recuperar bens e mercadorias retidos pela Sefaz-MT

Publicado em Quarta - 26 de Abril de 2023 | por Redação TA c/ Secom-VG

O Ministério da Saúde ampliou a vacinação com a dose de reforço bivalente contra a Covid-19 para toda a população acima de 18 anos. Várzea Grande começou nesta terça-feira (25) a vacinar este público. As doses das vacinas estão disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde do Município

Leia mais...
© Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil
© Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

POLÍTICA Congresso aprova reajuste para servidores e piso da enfermagem

Publicado em Quarta - 26 de Abril de 2023

O Congresso Nacional aprovou nesta quarta-feira (26) o Projeto de Lei do Congresso Nacional (PLN 2/23) que autoriza o reajuste dos servidores públicos federais. O projeto, aprovado nesta terça-feira (25) na Comissão Mista de Orçamento (CMO) prevê o reajuste de 9% aos servidores do Executivo a partir de maio.

Leia mais...
© Fernando Frazão/Agência Brasil
© Fernando Frazão/Agência Brasil

POLÍTICA “Ajuste fiscal não pode ser feito em cima do trabalhador”, diz Haddad

Publicado em Quarta - 26 de Abril de 2023

O ajuste fiscal não pode ser feito em cima do trabalhador, disse nesta quarta-feira (26) o ministro da Fazenda, Fernando Haddad. Ele comentou o julgamento do Superior Tribunal de Justiça (STJ) sobre incentivos fiscais que permitem empresas abaterem benefícios concedidos a estados do pagamento de tributos federais.

Leia mais...
Tchélo Figueiredo/Secom-MT
Tchélo Figueiredo/Secom-MT

ECONOMIA MT tem menor ICMS de etanol no país; aumento no preço se deve a atraso na colheita da cana

Publicado em Quarta - 26 de Abril de 2023 | por Redação TA c/ Sefaz-MT

Mato Grosso tem a menor alíquota de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) do etanol em todo país. Com um benefício fiscal que reduz a base de cálculo do imposto, a carga tributária desse combustível é, atualmente, de 8,5%.

Leia mais...
© Marcello Casal JrAgência Brasil
© Marcello Casal JrAgência Brasil

JUSTIÇA Justiça determina suspensão do Telegram no Brasil

Publicado em Quarta - 26 de Abril de 2023

A Justiça Federal do Espírito Santo determinou, na noite dessa terça-feira (25), a suspensão do funcionamento do Telegram no Brasil. A decisão, do juiz Wellington Lopes da Silva, da 1ª Vara Federal de Linhares, foi proferida após o aplicativo não fornecer informações solicitadas a respeito de grupos neonazistas atuantes no Telegram.

Leia mais...

AGRICULTURA FAMILIAR Superintendente do Incra entrega títulos a pequenos agricultores – governo Lula retoma protagonismo da reforma agrária em MT

Publicado em Terça - 25 de Abril de 2023 | por Redação TA c/ Assessoria

O novo superintendente do Incra-MT, Edtânio Santos de Oliveira, entregou na segunda-feira (24) em Querência, centenas de títulos de domínio de propriedade a agricultores familiares e assentados da reforma agrária no município

Leia mais...
Emanoele Daiane
Emanoele Daiane

CIDADE Cuiabá prorroga data do vencimento da cota única com desconto e da primeira parcela do IPTU 2023 para 19 de maio

Publicado em Terça - 25 de Abril de 2023 | por Secom CBA

Quanto ao pagamento do Imposto Territorial e Predial Urbano (IPTU), a Prefeitura de Cuiabá informa:

- O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, participou no final da manhã desta segunda-feira (24), de reunião com o Ministério Público do Estado de Mato Grosso (MPE-MT);

- O Município de Cuiabá irá prorrogar a data do vencimento da cota única com desconto e da primeira parcela do IPTU 2023 para o dia 19 de maio (19/05/2023).

- O entendimento quanto a nova data foi redigido e encaminhado via Termo de Acordo para análise e homologação da desembargadora do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, Serly Marcondes Alves;

Leia mais...