Publicado em Domingo - 11 de Setembro de 2022 | por Redação TA c/ Assessoria MPE-MT

JUSTIÇA Réu é condenado em VG a 17 anos de prisão por crime cometido em Nobres

Conhecido na região de Nobres (município distante 146 km de Cuiabá) como “matador” e “pistoleiro”, Mário da Silva Neto, 35 anos, foi condenado na quinta-feira (08), em Várzea Grande, a 17 anos e seis meses de reclusão por homicídio qualificado cometido contra Kaio Henrique Costa.

Leia mais...

EDUCAÇÃO Smecel destaca importância da educação pública em Dia Mundial da Alfabetização

Publicado em Sexta - 09 de Setembro de 2022 | por Redação TA c/ Secom-VG

A alfabetização é considerada por entidades nacionais e internacionais como a base da Educação e, portanto, um direito humano fundamental para o pleno exercício da cidadania. Por isso, desde 1967, a Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco) promove o dia 8 de setembro como Dia Mundial da Alfabetização

Leia mais...
Assessoria
Assessoria

SAÚDE Jovem que fraturou o crânio recebe alta do HMC com saúde 100% restabelecida

Publicado em Sexta - 09 de Setembro de 2022 | por Redação TA c/ Sicom-CBA

O servente de pedreiro Gabriel Santos, 21 anos, é um dos pacientes submetidos à craniotomia descompressiva, cirurgia que guarda parte do osso do crânio no abdômen. O jovem recebeu alta com a saúde 100% restabelecida, após ficar quase dois meses internado no Hospital Municipal de Cuiabá

Leia mais...
Lula (PT), Jair Bolsonaro (PL), Ciro Gomes (PDT) e Simone Tebet (MDB) — Foto: Adriano Machado/Reuters, Silvio Avila/AFP, Andre Penner/AP e Carla Carniel/Reuters
Lula (PT), Jair Bolsonaro (PL), Ciro Gomes (PDT) e Simone Tebet (MDB) — Foto: Adriano Machado/Reuters, Silvio Avila/AFP, Andre Penner/AP e Carla Carniel/Reuters

POLÍTICA Datafolha: Lula mantém 45%, e Bolsonaro passa de 32% para 34%

Publicado em Sexta - 09 de Setembro de 2022 | por G1 Eleições

Pesquisa Datafolha divulgada nesta sexta-feira (9), encomendada pela Globo e pelo jornal "Folha de S.Paulo", mostra que o ex-presidente Lula (PT) tem 45% das intenções de voto no primeiro turno da eleição presidencial, seguido pelo atual presidente, Jair Bolsonaro (PL), com 34%. Ciro Gomes (PDT) tem 7% e Simone Tebet (MDB) tem 5%.

Leia mais...
Agência Brasil
Agência Brasil

POLÍTICA Bolsonaro diz que vai inaugurar este ano Ferrovia Norte-Sul

Publicado em Sexta - 09 de Setembro de 2022

O candidato à reeleição para a Presidência da República, Jair Bolsonaro (PL), destacou hoje (9) que o Brasil acordou para o uso do modal ferroviário em sua matriz de transportes e anunciou, para breve, a inauguração da Ferrovia Norte-Sul, ligando o Norte do país até o Sudeste e às demais regiões. Ele fez campanha em municípios do Maranhão e do Tocantins.

“Ainda no corrente ano, uma grande obra será inaugurada, a Ferrovia Norte-Sul. Que nasce no estado do Maranhão e, em grande parte, passa pelo Tocantins, Goiás e vai até o Rio de Janeiro. São 4,1 mil km de ferrovia. O Brasil despertou para o seu marco ferroviário. Coisas fantásticas temos feito por todo o Brasil. Mesmo com orçamento pequeno, porque temos teto de gastos, mas usando esse recurso de forma honesta, sobra dinheiro para muitas obras”, discursou Bolsonaro, na cidade de Araguatins (TO), já na divisa com o Pará, na região conhecida como Bico do Papagaio.

Leia mais...
Agência Brasil
Agência Brasil

POLÍTICA Lula defende liberdade religiosa e Estado separado de igrejas

Publicado em Sexta - 09 de Setembro de 2022

O candidato do PT à Presidência, Luiz Inácio Lula da Silva, defendeu nesta sexta-feira (9) a importância da separação entre as estruturas do Estado e a religião. Para ele, isso é uma forma de fortalecer a liberdade religiosa, permitindo que as pessoas escolham livremente a própria fé. “O Estado não deve ter religião. O Estado não deve ter igreja.

Leia mais...

POLÍTICA Lei que previne e pune assédio moral contra servidores públicos entra em vigor

Publicado em Sexta - 09 de Setembro de 2022 | por Redação TA c/ Assessoria

A Lei nº 11.882/22, de autoria do deputado estadual Lúdio Cabral (PT), que previne e pune o assédio moral no serviço público em todos os Poderes do Estado de Mato Grosso, entrou em vigor. A lei foi promulgada pelo presidente da Assembleia Legislativa e publicada na sexta-feira (2) no Diário Oficial do Estado. O projeto de Lúdio havia sido aprovado pela maioria dos deputados e vetado pelo governador, mas o veto foi derrubado em votação no plenário.

“Com a nova lei, servidoras e servidores públicos terão ferramentas para combater o assédio moral. Além de punir a prática de assédio moral, a lei também cria uma política de prevenção, para evitar que o assédio aconteça.

Leia mais...

POLÍTICA Crime político - Nota de Repúdio ao assassinato de Benedito dos Santos

Publicado em Sexta - 09 de Setembro de 2022 | por Volney Albano, Assessoria

A deputada federal Professora Rosa Neide (PT) vem a público lamentar e repudiar o assassinato do senhor Benedito Cardoso dos Santos, 42 anos, ocorrido na quinta-feira (08), em Confresa.

De acordo com a imprensa, Benedito que era eleitor declarado de Lula foi morto a facadas pelo bolsonarista, Rafael Silva de Oliveira, 24 anos.

Não podemos aceitar que essas eleições sejam pautadas pela violência. O atual presidente da República disseminou o ódio entre seus apoiadores, mas nós responderemos com Amor.

A morte de Benedito por exercer seu direito de opinião em favor de Lula não pode ficar impune. O assassino que já está preso, precisa ser julgado e punido exemplarmente.

Leia mais...

JUSTIÇA STF admite CNM como amicus curiae em ação sobre piso da enfermagem

Publicado em Quinta - 08 de Setembro de 2022 | por Redação TA c/ Agência CNM

O Supremo Tribunal Federal (STF) admitiu a Confederação Nacional de Municípios (CNM) como amicus curiae na Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 7222, que trata dos pisos salariais profissionais para enfermeiros, técnicos de enfermagem, auxiliares de enfermagem e parteiras. A ADI foi requerida pela Confederação Nacional de Saúde, Hospitais e Estabelecimentos de Saúde (CNSaúde).

Em sua decisão, publicada na noite de terça-feira, 6 de setembro, o relator da ação, ministro Luís Roberto Barroso, destacou que o deferimento tem como objetivo "pluralizar o debate e possibilitar a coleta de subsídios e de informações relevantes para a decisão do Supremo". O magistrado também apontou que a admissão se pautou pela representatividade dos requerentes e pela relevância da participação no processo.

Leia mais...