Notícias
CIDADE Governo promove regularização fundiária de 15 mil moradias em Várzea Grande
O Governo de Mato Grosso, através do Instituto de Terras (Intermat), vai realizar o maior projeto de regularização fundiária urbana e beneficiar 15 mil famílias no município de Várzea Grande. Nesta ação, já autorizada pelo governador Mauro Mendes, o investimento é de R$17,8 milhões, recursos do Estado e Assembleia Legislativa.
SAÚDE Governo de MT já executou 50% da obra do novo Hospital Central
O Governo de Mato Grosso já executou cerca de 50% da obra do Hospital Central de Alta Complexidade, localizado em Cuiabá. Até momento, foram investidos cerca de R$ 55 milhões na realização do projeto, aproveitando a estrutura que esteve abandonada por mais de três décadas.
SEGURANÇA Governo leva projeto Comunidade Inteligente à Região Leste do Estado
A Sesp-MT, por meio da Coordenadoria de Polícia Comunitária, apresentou na sexta-feira (13.05) o projeto Comunidade Inteligente aos integrantes dos Conselhos Comunitários de Segurança (Conseg) da região leste de Mato Grosso, durante o 1º Encontro dos Consegs, realizado em Campo Verde (135 km de Cuiabá).
SAÚDE Cientistas acham enzima que identifica risco de morte súbita de bebês
Uma equipe de pesquisadores australianos identificou um marcador bioquímico no sangue que pode ajudar a identificar bebês recém-nascidos que correm o risco de Síndrome de Morte Súbita Infantil (SMSI), descoberta importante que, segundo eles, cria um caminho para intervenções futuras que podem evitar tragédias.
SEGURANÇA Detran-MT realiza diversas ações de sensibilização no Estado para redução de acidentes
Ao longo desta semana, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MT), por meio da Gerência de Ações Educativas, realizou diversas ações educativas com funcionários de empresa de transporte de cargas, revendedora de veículos, estudantes do ensino médio, universitários e também em bares e avenidas de Cuiabá
POLÍCIA Operação cumpre mandados contra associação criminosa envolvida em roubos e extorsão em Mirassol D’Oeste
Dois adolescentes, um adulto, armas de fogos e centenas de munições foram apreendidas na deflagração da Operação Furantur, nesta quinta-feira (12.05), coordenada pela Delegacia da Polícia Civil em Mirassol D'Oeste.
Os mandados foram expedidos pela 3ª Vara Criminal e integram as investigações da Polícia Civil para apurar uma associação armada envolvida em crimes de roubo e extorsão no município.
Foram cumpridos dois mandados de apreensão contra adolescentes identificados nas investigações, além de um mandado de prisão temporária de um adulto.
GERAL Denúncias de maus-tratos contra animais são alvo de operação da Polícia Civil
Uma operação com objetivo de apurar denúncias de maus-tratos em Cuiabá e Várzea Grande foi deflagrada pela Polícia Civil, na quarta-feira (11.05), na Operação Sansão, deflagrada pela Delegacia Especializada do Meio Ambiente (Dema) com apoio da Diretoria do Bem Estar Animal (DBEA), Centro de Zoonoses de Várzea Grande e Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semma) do município.
Na operação, as equipes verificaram 15 denúncias, envolvendo maus-tratos a animais, incluindo cachorros, gatos e aves silvestres. Durante os trabalhos, foram resgatados quatro cachorros que apresentavam estado de maus-tratos, e apreendidas duas aves silvestres e 31 pássaros de diferentes espécies mantidos em gaiolas.
JUSTIÇA STF reconhece licença de 180 dias para servidor federal pai solo
Por unanimidade, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu hoje (12) estender a licença-maternidade de 180 dias para pais solteiros servidores públicos federais.
O caso julgado foi específico e trata de um homem que é pai solteiro de gêmeos, frutos de fertilização artificial e de uma barriga de aluguel realizada nos Estados Unidos.
A questão chegou ao Supremo após o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) recorrer da decisão da Justiça Federal que estendeu a licença-maternidade prevista na Lei 8.112/90 ao pai dos gêmeos, que é servidor do órgão.
Pela lei, servidores têm direito à licença-paternidade de 5 dias, mas o benefício vale para casos em que o pai e a mãe cuidam dos filhos. Por cuidar sozinho dos filhos, o servidor solicitou a equiparação com a licença-maternidade.
SAÚDE Anvisa prorroga por 1 ano uso emergencial de vacinas contra a covid-19
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) decidiu nesta quinta-feira (12) pela prorrogação por 1 ano da validade das autorizações de uso emergencial de medicamentos e vacinas contra a covid-19. Nesse prazo, as empresas terão que pedir o registro sanitário definitivo.