Notícias
POLÍCIA Polícia Civil prende autor de feminicídio poucas horas depois de cometer o crime em Tapurah
O autor do feminicídio que vitimou uma jovem de 23 anos, na madrugada de sábado (02.07), em Tapurah (433 km a médio norte de Cuiabá), foi preso pela Polícia Civil nas diligências ininterruptas para apurar o crime.
O suspeito de 36 anos foi autuado em flagrante por homicídio qualificado (feminicídio). A vítima, Letícia Maria da Silva, foi atingida por golpes de faca desferidos pelo marido, motivado por ciúmes.
O crime ocorreu no bairro São Cristovão, na frente dos filhos e de um casal de amigos. Em seguida o autor fugiu da casa levando a filha de 4 anos e um adolescente de 15 anos, e conseguiu apoio de terceiros para se esconder.
Durante toda a madrugada foram realizadas diligências para identificar o paradeiro do suspeito, quando no início da manhã de sábado, o procurado foi surpreendido com os filhos em frente de uma casa.
POLÍCIA Vídeo mostra Agente de costas ao ser atingido por tiro disparado pelo Vereador Paccola
Filmagem das câmeras de segurança da rua de distribuidora do bairro Quilombo mostra o exato momento em que o vereador Marcos Paccola (Republicamos) atira no agente Alexandre Miyagwa, 41, pelas costas. O homicídio ocorreu na sexta-feira (1), às 19h16.
Conforme vídeo divulgado pelo programa Cadeia Neles, minutos antes, o carro da vítima avançou na contramão pela rua. Na ação, o veículo quase bate em um entregador, que trafega de moto.
Logo em seguida, a namorada da vítima ( de blusa preta e short) aparece discutindo com uma pessoa e o agente intervém para tentar apaziguar a situação. Eles entram na distribuidora e, momentos depois, atravessam a rua em direção ao carro.
A jovem ainda discute com algumas pessoas e dá empurrões no companheiro, que tenta conter o atrito e levá-la para o carro para irem embora.
JUSTIÇA Réu é condenado a 14 anos por tentar matar ex-companheira queimada
O Tribunal do Júri da comarca de Aripuanã (a 1.002km de Cuiabá) condenou Jhonatan de Lima pelo homicídio tentado de sua ex-companheira, praticado por razões da condição de sexo feminino (feminicídio), motivo fútil, com emprego de fogo, na presença de descendente da vítima. A pena foi fixada em 14 anos, dois meses e 20 dias de reclusão, em regime inicialmente fechado. Ao réu foi negado o direito de recorrer em liberdade.
Conforme a denúncia do Ministério Público de Mato Grosso, a tentativa de feminicídio aconteceu em outubro de 2020, na zona rural de Aripuanã, motivado por ciúme. Jhonatan e Alessandra viveram juntos por 15 anos, tinham seis filhos em comum e estavam separados há cerca de 3 anos. Contudo, estavam morando provisoriamente na mesma residência.
POLÍTICA Eleições 2022: restrições para agentes públicos começam a valer
Restrições para servidores públicos e pré-candidatos às eleições de outubro passam a valer a partir deste sábado (2), três meses antes do primeiro turno. As medidas estão previstas na Lei nº 9.504/1997, conhecida como Lei das Eleições, e objetivam manter o equilíbrio entre os candidatos.
CIDADE VG se torna referência na abertura de empresas e é o 1º município mato-grossense a ofertar atendimento 100% on-line
Uma nova empresa aberta em até oito minutos. Essa é nova - e revolucionária - realidade do ambiente de negócios em Várzea Grande. A cidade foi escolhida para ser piloto da plataforma “Jucemat Empresa Instantânea”, um sistema integrado de informações, que de maneira on-line permite a abertura de empresas de forma 100% digital, rápida e sem custos.
Por meio do “Jucemat Empresa Instantânea”, ou Balcão Único, a nova empresa é legalmente constituída, tem CNPJ e alvará, em um intervalo de até oito minutos, espaço médio de tempo necessário para a constituição do novo negócio, considerando do primeiro ao último clique do empresário no sistema.
A nova plataforma digital foi lançada hoje (30), pela Junta Comercial de Mato Grosso (Jucemat), em uma cerimônia no Paço Municipal de Várzea Grande. A cidade é a primeira no Estado a ofertar o serviço e a 7ª no País.
CONCURSO PÚBLICO Lançamento de edital de concurso deve ocorrer até o fim de julho
O município de Nobres, distante 144 Km de Cuiabá, apresentou ao Ministério Público do Estado de Mato Grosso cronograma contendo a previsão de publicação de edital para preenchimento de vagas por concurso público até o dia 26 de julho. A informação fundamentou o aditamento de Termo de Ajustamento de Conduta celebrado com a instituição.
GERAL Botelho viabiliza máquinas, pavimentação asfáltica e iluminação pública para Várzea Grande
O deputado Eduardo Botelho (União Brasil), presidente da Assembleia da Legislativa, viabilizou importantes investimentos para Várzea Grande. É dele a destinação, via convênios, no valor de R$ 67,9 milhões para asfaltar e fazer drenagem nas ruas dos bairros Cidade de Deus, Paiaguás, Capão do Pequi, Jardim Glória II e Pirinéu. Recursos que também serão investidos na manutenção asfáltica do Santa Isabel, Figueirinha, Eldorado, Marajoara, Mapim e Jardim Glória.
Botelho assinou, junto com o governador Mauro Mendes, a autorização para início dessas obras, nesta semana, em cerimônia no Palácio Paiaguás, em Cuiabá. Momento em que destacou a importância do trabalho conjunto do governo de Mato Grosso com a Assembleia Legislativa, que aprovou o pacote de medidas fiscais dando condições de o estado retomar o caminho do desenvolvimento
POLÍTICA Deputados vão propor suspensão da tramitação de projeto que altera legislação sobre o Pantanal
Após audiência pública realizada na manhã de quinta-feira (30), o deputado Lúdio Cabral (PT) vai recomendar a suspensão da tramitação do Projeto de Lei 561/2022, que altera dispositivos da Lei 8.830/2008 para que possam apresentar emendas para conter o que ele chamou de “verdadeiras ameaças” ao Pantanal e aos povos tradicionais.
ECONOMIA Nova presidente da Caixa assume cargo na terça-feira
A economista Daniella Marques Consentino teve o nome aprovado hoje (1º) pelo Comitê de Elegibilidade da Caixa Econômica Federal e assinou o termo de posse. Ela assumirá oficialmente o cargo na próxima terça-feira (5), em cerimônia oficial no Palácio do Planalto.
CIDADE Obras Públicas inicia segunda etapa de requalificação da rede de drenagem da Avenida República do Líbano
A Secretaria de Obras Públicas (SMOP) deu início, nesta quinta-feira (30), à segunda etapa de requalificação da rede de drenagem de águas pluviais na Avenida República do Líbano, localizada no bairro Paiaguás. O trabalho está concentrado nas proximidades da rotatória de acesso ao Departamento Estadual de Trânsito (Detran), onde é realizado o serviço de escavação.
Posteriormente, a obra avançará para a construção dos bueiros, implantação das manilhas, compactação do solo e por último, a recuperação asfáltica. O trecho possui cerca de 130 metros de extensão.