Notícias
SAÚDE Mato Grosso registra nesta segunda-feira 355.086 casos e 9.580 óbitos por Covid-19
A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) notificou, até a tarde desta segunda-feira (26.04), 355.086 casos confirmados da Covid-19 em Mato Grosso, sendo registrados 9.580 óbitos em decorrência do coronavírus no Estado – 9.425 entre residentes de Mato Grosso e 155 residentes de outros estados.
MEIO AMBIENTE Sema e Ciopaer desativam garimpo ilegal em Parque Estadual Igarapés do Juruena
Um garimpo ilegal foi desativado no Parque Estadual Igarapés Juruena após ser flagrado em uma operação contra crimes ambientais motivada por denúncia anônima. A ação foi realizada pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT), em parceria com o Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer), na última sexta-feira (23.04).
Equipes sobrevoaram a área e identificaram 12 pessoas em atividade ilegal de garimpo. Foram destruídos no local 6 motores estacionários, uma moto, e barracos de lona utilizados como abrigo pelos suspeitos.
A operação contou com apoio do Centro Integrado de Operações Aéreas para possibilitar a fiscalização da área de difícil acesso por meio terrestre.
POLÍCIA Perícia em impressão digital identifica suspeito que estuprou mulher grávida em Várzea Grande
O trabalho integrado entre a Polícia Civil, e a Politec - por meio da perícia criminal e da papiloscopia, foi determinante para a identificação de autoria de um suspeito de ter cometido o crime de estupro contra uma mulher grávida em Várzea Grande, neste sábado (24.04).
MEIO AMBIENTE Ação na Comunidade São Gerônimo recolhe 1 tonelada de resíduos recicláveis
A Sema-MT realizou a Operação Cata-Treco na Comunidade São Gerônimo, que faz parte da Área de Proteção Ambiental (APA) Chapada dos Guimarães, na última semana. A ação de educação ambiental aconteceu em parceria com a secretaria Municipal de Serviços Urbanos da prefeitura de Cuiabá e resultou em uma tonelada de resíduos recicláveis recolhidos.
POLÍCIA Operação Dispersão IV já aplicou mais de R$ 1 milhão em multas por descumprimento de medidas restritivas
Em vigência há quase dois meses, a Operação Dispersão IV já aplicou R$ 1,2 milhão em multas pelo descumprimento das normas restritivas nos 141 municípios de Mato Grosso. O valor corresponde a 1.379 multas por aglomerações, não uso da máscara de proteção facial e fechamento de estabelecimentos fora do horário determinado.
A medida está prevista em decretos estaduais com o objetivo de conter a pandemia da Covid-19 em Mato Grosso. No período de 3 de março a 26 de abril, 89.107 pessoas receberam orientação sobre a restrição de circulação, 37.048 pessoas foram encontradas em ambientes com aglomerações, 30.977 pessoas foram orientadas a fazer o uso da máscara.
GERAL Carreata e novena marcam o início da festa de Nossa Senhora da Guia, padroeira da cidade
A procissão penitencial da tradicional festa de Nossa Senhora da Guia deu lugar à carreata, reunindo centenas de devotos na madrugada deste domingo, que conduziram seus veículos pelas ruas do município para celebrar a devoção e a fé na padroeira de Várzea Grande. O trajeto, com saída do Centro de Evangelização Padre Aldacir Carniel (CEPAC), percorreu ruas centrais e fez parada de oração diante de locais, como a igreja da Guia, UPA do Ipase, igreja de Nossa Senhora da Salete, e Hospital e Pronto-Socorro de Várzea Grande.
Para o prefeito Kalil Baracat, que acompanhou a carreata com a primeira-dama, Kika Dorilêo Baracat, a parada diante do Pronto-Socorro reafirma a solidariedade dos devotos e a fé em clamar junto a Deus pela saúde dos enfermos.
CIDADE Pinheiro diz que intervenção na Trincheira Jurumirim será autorizada após entrega do viaduto Murilo Domingos
O prefeito Emanuel Pinheiro destacou que a intervenção para correção na estrutura da Trincheira Jurumirim, situada na Avenida Miguel Sutil, deve ser iniciada após a Prefeitura de Cuiabá concluir a construção do viaduto Murilo Domingos, na Avenida Manoel José de Arruda (Av. Beira Rio). A afirmação foi feita pelo chefe do Executivo municipal na quinta-feira (22).
Segundo Emanuel, apesar de serem regiões diferentes da cidade, a preocupação é que a execução de duas obras de grande porte, ao mesmo tempo, multipliquem os transtornos à população, principalmente nos horários de pico. Os reparos na Trincheira Jurumirim serão executados pela Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra).