Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
POLÍTICA
Segunda - 22 de Dezembro de 2014 às 19:52

    Imprimir


Economista e blogueira Adriana Vandoni
Economista e blogueira Adriana Vandoni
Guiado pelo compromisso assumido durante a campanha política de estabelecer um governo transparente, justo e eficiente, o governador eleito Pedro Taques (PDT) anunciou, na manhã desta segunda-feira (22.12), durante audiência pública para apresentação do diagnóstico do governo de Mato Grosso, a criação do gabinete de Transparência e Combate à Corrupção. A economista e blogueira Adriana Vandoni será a responsável por conduzir as atividades.

Segundo a secretária do gabinete, a iniciativa de Taques  está em consonância com seu discurso político. “O ideal é que não precisasse ter um setor para essa finalidade, mas isso mostra que o governo Pedro Taques não vai receber com naturalidade atos que lesem os direitos dos mato-grossenses”, disse Vandoni.

O gabinete tem como principal objetivo a implementação de uma metodologia de trabalho que dê respostas aos cidadãos no que diz respeito à utilização dos recursos e prestação dos serviços públicos. A nova ramificação do governo funcionará em parceria com órgãos de controle como o Ministério Público e a Auditoria Geral do Estado (AGE). No Brasil, o Distrito Federal e o Espírito Santo já possuem práticas semelhantes.

Ainda de acordo com Adriana Vandoni, na prática, o gabinete será responsável por, além de receber denúncias sobre supostas ilegalidades tanto da população quanto dos próprios servidores públicos, oferecer treinamentos de incentivo a condutas ilibadas e criar aplicativos para interação entre o poder público e os cidadãos. “É um modelo novo e moderno que irá aproximar o governo das pessoas”, completou.

Os gabinetes criados por Pedro Taques são estruturas leves e enxutas e que estarão ligadas diretamente a governadoria. Além do de Transparência e Combate à Corrupção, também entrarão em execução o de Projetos Estratégicos e Desenvolvimento Regional.

Perfil

Adriana Vandoni Curvo é economista, pós-graduada em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas (RJ), professora de graduação de História do Pensamento Econômico e da pós-graduação, no curso de Gestão de Cidades, na disciplina de Ética e Política. Blogueira conhecida por denúncias relativas à corrupção, ela também atuou como apresentadora de análise política na TV.






URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/10463/visualizar/