Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
MEIO AMBIENTE
Terça - 11 de Novembro de 2014 às 06:04

    Imprimir


O Juizado Volante Ambiental (Juvam) de Cuiabá realiza na noite desta quinta-feira (13) reunião com órgãos públicos e entidades civis envolvidos na implementação do projeto piloto da coleta seletiva do bairro Bosque da Saúde. A reunião terá início às 20h, na Igreja de Santa Edwirges, e será conduzida pelo juiz titular do Juvam, Rodrigo Curvo. A previsão é de que a ação tenha início em 2 de dezembro.

Segundo o conciliador do Juvam, Alexandre Corbelino, com recursos de penas alternativas foram adquiridas 20 mil sacolas de 100 litros para lixo seco (papelão, plástico, papel, latas de alumínio) e 3 mil unidades menores e mais resistentes, para vidro. Essas sacolas, todas verdes, serão distribuídas para os moradores do Bosque da Saúde.

A proposta que será apresentada pelo Juvam na reunião é que o recolhimento do lixo seco seja feito uma vez por semana, às terças-feiras, já que a coleta regular no bairro ocorre às segundas, quartas e sextas. Corbelino diz ainda ser necessário estabelecer um horário para que as pessoas coloquem o lixo para fora de casa, das 7h às 12h, por exemplo, pouco antes da coleta, para evitar que esses sacos plásticos sejam rasgados por catadores de latinhas.

A coleta será de responsabilidade da Prefeitura de Cuiabá, que possui veículo próprio para coleta seletiva. O material coletado será doado para uma cooperativa de catadores, que ficará responsável pela separação e destinação final do lixo, gerando renda para essas famílias. “Esse é um projeto piloto, mas a ideia é expandir para outros bairros da capital”, diz o conciliador.






URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/10715/visualizar/