Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
CIDADANIA
Sexta - 17 de Outubro de 2014 às 17:43

    Imprimir


Fortalecimento das Relações Humanas no Atendimento  à Crianças e Adolescentes  em  Situação  de Vulnerabilidade Social, esse é  o tema  da  palestra  realizada  nesta sexta-feira (17),  no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), por  meio do “Projeto Intervenção”, organizado pela Secretaria Municipal de Assistência Social de Várzea Grande.

A iniciativa busca conscientizar e apresentar à população o programa, que atua na inclusão de crianças e adolescentes, bem como suas famílias, no programa de transferência direta de renda, além da inserção no Cadastro Único de Assistência Social (CadÚnico). Outro ponto é a oferta de atendimento nos Serviços de Convivência e Fortalecimento (SCFV) nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), tendo como condicionalidade a frequência de 85% nas atividades nos CRAS, para que tanto essas crianças quanto adolescentes não permaneçam nas ruas, de forma a assegurar seus direitos e o desenvolvimento biopsicossocial.

A frente da pasta o Secretário Municipal de Assistência Social, Silvio Aparecido Fidelis, alerta para importância de discutir o tema. De acordo com ele, a questão da vulnerabilidade social está presente em todos os lares, e é nossa missão discutir para  maior eficiência  neste  atendimento.

Devem participar do evento os profissionais dos CRAS (Centros de Referência em Assistência Social), representantes de Entidades Assistenciais, servidores da Secretaria, Conselho Tutelar, Associações de Moradores, além da população em geral.

Ações preventivas

Para evitar a ocorrência de violência contra menores, a Prefeitura de Várzea Grande, por meio da Secretaria de Assistência Social, prioriza ações preventivas que visam o fortalecimento familiar. São realizadas campanhas como as de “Prevenção à Violência e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes” e “Prevenção do Trabalho Infantil de Crianças e Adolescentes”. Há, ainda, o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos realizado nos CRASs (Centros de Referência em Assistência Social) distribuídos em todas as regiões da cidade.

Crianças e adolescentes de 07 a 17 anos participam de atividades diversas e recebem orientações que os preparam para o exercício da cidadania, seus deveres perante à sociedade e à família, bem como a garantia dos seus direitos. Atualmente, são atendidos nesses serviços 1060 usuários. Há ainda projetos como o Pronatec -  Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego, que tem como objetivo ampliar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica.

No entanto, quando há crianças e adolescentes em situação de risco, onde é impossível a permanência deles junto às famílias, o município precisa intervir para garantir a segurança destes menores. Em Várzea Grande, a prefeitura tem parceria com as Casas Lares (Projeto Vida Nova), que recebe estas crianças e adolescentes mediante decisão judicial. São crianças e adolescentes vítimas de abandono, violência doméstica, sexual, com algum transtorno confirmado por laudo psiquiátrico, entre outros, e que necessitam de auxílio do poder público. 





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/10861/visualizar/