Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
POLÍCIA
Quinta - 25 de Setembro de 2014 às 06:27

    Imprimir


PJC/MT
Uma quadrilha que era comandada por um traficante de dentro da Penitenciária Central do Estado (PCE), em Cuiabá, foi desarticulada no município de Peixoto de Azevedo (691 km Norte), terça-feira (23.09), pela Polícia Judiciária Civil. Treze membros da organização, que gerenciavam o comércio de drogas na cidade, foram presos na operação "Boas Vindas", em alusão a mudança de delegado no município.

De acordo com o delegado Ferdinando Frederico Murta, sete dos presos tiveram mandado de prisão cumpridos, sendo 5 preventiva e 2 temporária (30 dias) e outras seis pessoas foram autuadas em flagrante na posse de drogas, arma, e munições.

Ainda durante a operação, a Polícia Civil apreendeu 1 quilo de maconha, 2,5 quilos de pasta-base, que renderia a quadrilha cerca de R$ 40 mil ao bando, R$ 2 mil, em dinheiro, 1 revólver calibre 38 municiado e 8 munições intactas.

As investigações apontam que a quadrilha era comandada pelo detento da PCE, Fernando dos Santos Penha, conhecido por "Cabeção", antigo morador da cidade de Peixoto de Azevedo que ainda mantém familiares na localidade, todos atuando no tráfico de drogas a seu mando. Tanto que entre os presos está a irmã do reeducando e sua mulher.

O traficante Fernando dos Santos Penha tem passagens por roubo, tráfico de drogas e homicídio e há cerca de 1 ano foi recapturado em Manaus, no Amazonas. Ele é um dos envolvidos no roubo seguido de sequestro de um jovem na cidade de Matupá (695 km ao Norte), ocorrido em outubro de 2012. Ao todo, cinco pessoas foram responsabilizadas pela ação criminosas e respondem por crimes de roubo majorado seguido de extorsão mediante sequestro. O traficante também é apontado como suspeito na morte de um médico legista em Guarantã do Norte.

Um dos braços forte do traficante é Diego Richard Almeida dos Santos, 18 anos, que quando menor de idade passou 1 ano, no Complexo do Pomeri, cumprindo medida socioeducativa de homicídio. O suspeito era o principal alvo das investigações por gerenciar o tráfico de drogas na região. "Desde que voltou ele gerenciava os negócios para "Cabeção", disse o delegado Ferdinando.

Com o traficante os policiais apreenderam o revólver calibre 38 e na casa da mãe dele os 2,5 kg de pasta-base de cocaína.

A quadrilha, segundo a Polícia Civil apurou, usava menores de idade em todas as transações de drogas. "Tanto na busca quanto na venda. Quando iam buscar a droga sempre levavam um menor, se caso fossem pegos o menor assumiria a posse do entorpecente", destacou o delegado Ferdinando.

Os presos irão responder por tráfico de drogas e associação para o tráfico e Diego ainda por posse ilegal de arma de fogo.






URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/10977/visualizar/