Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
SEGURANÇA
Quinta - 21 de Agosto de 2014 às 06:35

    Imprimir


Do mês de janeiro ao último dia 18 de agosto deste ano, o Ciosp registrou 383.061 trotes
Do mês de janeiro ao último dia 18 de agosto deste ano, o Ciosp registrou 383.061 trotes
Em razão do excessivo número de trotes realizados diariamente, na maioria das vezes por crianças e adolescentes, aos telefones de emergência do Centro Integrado de Operação de Segurança Pública (Ciosp), a Secretaria de Segurança (Sesp) deverá realizar, em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), um cronograma de visitas de alunos das escolas estaduais e municipais de Cuiabá e Várzea Grande ao Ciosp.

Segundo o coordenador do Centro Integrado de Comando e Controle Regional, coronel PM Joelson Sampaio, o objetivo é conscientizar as crianças e adolescentes sobre o prejuízo e o impacto que os trotes aos números de emergência podem causar à Segurança Pública e à sociedade.

Do mês de janeiro ao último dia 18 de agosto deste ano, o Ciosp registrou 383.061 trotes, sendo 593 chamados com deslocamento de viaturas. “Empregamos nesses delitos inexistentes viaturas que poderiam estar empenhadas em outra atividade, como no policiamento ostensivo”, destacou Sampaio.

Além de um cronograma de visitas das crianças e adolescentes para conhecer o funcionamento do Ciosp, a Sesp, em parceria com a Seduc, também deve programar uma agenda de palestras educativas nas escolas sobre a central de emergência da Segurança Pública. “Realizamos um levantamento e vimos que mais de 90% das ligações de trotes são feitas em orelhões, muitos deles, localizados em frente às unidades escolares públicas de Cuiabá e Várzea Grande”, observou o coordenador.

O Centro Integrado de Operações de Segurança Pública é um local onde as polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal de Várzea Grande e Secretaria Municipal de Transportes Urbanos (SMTU) atuam com seus telefones de emergência para atendimento de ocorrências em Cuiabá e Várzea Grande.

A central de emergência conta ainda com o sistema de videomonitoramento urbano que, por meio de 103 câmeras espalhadas em pontos estratégicos da Capital e Várzea Grande, é possível que os operadores da segurança acompanhem, em tempo real, toda a movimentação de veículos e pessoas durante 24 horas por dia.






URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/11192/visualizar/