Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
CIDADANIA
Quarta - 20 de Agosto de 2014 às 17:38

    Imprimir


Para o diretor-presidente da autarquia, Zelandes Santiago, os alunos são agentes de propagação da ideia
Para o diretor-presidente da autarquia, Zelandes Santiago, os alunos são agentes de propagação da ideia
Mais de 300 alunos da Escola Estadual Manoel Corrêa de Almeida receberam palestra e cartilha educativa, no evento realizado pelo Projeto Prev-queimdas/2014, nesta terça-feira (18.08). A ação é uma realização do Departamento de Água e Esgoto de Várzea Grande (DAE-VG), em parceria com a Defesa Civil do Município e do 2° Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar.

O projeto tem como objetivo de abranger de forma esclarecedora a importância do assunto que atinge todos os anos, as queimadas urbanas. A cartilha fornece recomendações simples e educativas, que podem auxiliar os estudantes a evitar mais catástrofes com o ecossistema, como nos anos anteriores.

Para o diretor-presidente da autarquia, Zelandes Santiago, os alunos são agentes de propagação da ideia, ressaltando a importância do Prev-queimadas que vem apoiar às recomendações da Organização das Nações Unidas (ONU). “O processo educacional é fundamental, estamos estimulando o conhecimento das crianças para que leve isso para dentro de casa. É um assunto sério, as queimadas causam danos ao ar e consequentemente a  saúde. Em 2012 mais de sete milhões de pessoas morreram devido ao resultado da exposição à poluição do ar”, alertou.

Segundo o coronel da Defesa Civil do Município, Juarez Nunes Moreira Carvalho, o projeto tem em sua proposta: planejar atividades de implantação, acompanhamento, monitoramento e avaliação na execução do trabalho, manter e promover o equilíbrio ecológico e a melhoria da qualidade ambiental.  “Estamos prevenindo a degradação e impedindo ou diminuindo impactos ambientais negativos gerados pelos incêndios em áreas rurais e em terrenos urbanos. Além de desenvolver as atividades educativas sobre prevenção e proteção ao meio ambiente”, destacou.

O Tenente do 2° Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar, Daniel Alves de Moura e Silva, apresentou a palestra sobre as Queimadas Urbanas, com alguns temas como: o que é fogo, formas de extinguir os incêndios, o que não pode ser feito, as formas de propagação do fogo, entre outros.

“As palestras foram bem dinâmicas e as crianças têm uma absorção muito fácil e podem corrigir os pais em casa. Infelizmente muitos têm a cultura de atear fogo no lixo do quintal de casa, às vezes até sem saber que é crime, além de causar danos a saúde e propriedades”, ressaltou o tenente Alves.

A tecnóloga em Saneamento Ambiental e especialista em Educação Ambiental Urbana do DAE, Michelle Stuy Rosada, ministrou a palestra sobre dicas para economizar água. Durante a apresentação, a palestrante destacou assuntos importantes para sociedade com o consumo racional da água e esclareceu dúvidas das crianças.

O diretor da escola, Odenir de Souza Ayardes, parabenizou o projeto e a iniciativa do departamento. “Estamos lisonjeados em ser a primeira escola a participar da ação. O material didático também será muito bem aproveitado para trabalhos em sala de aula”, finalizou.






URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/11201/visualizar/