Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
POLÍTICA
Quinta - 14 de Agosto de 2014 às 21:18

    Imprimir


Taques visitou as Apaes (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) de Sinop e Tangará da Serra
Taques visitou as Apaes (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) de Sinop e Tangará da Serra
Candidato ao governo de Mato Grosso, o senador Pedro Taques (PDT) contempla em seu plano de governo ações que visam melhorar a qualidade de vida de pessoas com deficiência.

Em campanha, o candidato visitou as Apaes (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) de Sinop e Tangará da Serra, onde destacou a importante ação da instituição em todo o estado. Para Pedro Taques, o papel das Apaes como prestadores de serviços complementares ao SUS deve ser garantido e aperfeiçoado, pois isto reduz custo administrativo e atende uma demanda social importante.

“Foi pensando na inclusão desses cidadãos, de modo a torná-los participantes da vida social, econômica e política, assegurando o respeito aos seus direitos no âmbito da sociedade, que apresentei projetos no Senado visando atingir a melhoria da qualidade de vida dessas pessoas. E agora, como candidato ao governo, faço novos compromissos”, disse o senador.

Conforme a Constituição, é competência comum da União, Estados e Municípios cuidar da saúde e proteção das pessoas portadoras de deficiências. No plano de governo, Pedro Taques faz compromisso de promover e articular ações de defesa das pessoas com deficiência, realizando parceira entre o governo, Apaes e outras instituições que atendem pessoas com deficiência.

Além disso, Pedro irá promover a formação para o trabalho, qualificação profissional e inserção no mercado de trabalho. Também tem o compromisso de ampliar gradativamente a oferta de vagas e profissionais nas escolas, em classe comum, e viabilizar as condições de acessibilidade.

Atuação no Senado para pessoas com deficiência - 
No Senado, Pedro Taques apresentou projetos para beneficiar pessoas com deficiência. Entre eles está o projeto 323, que propõe dispensa de deficientes permanentes a novas perícias para aquisição de veículo com isenção do Imposto sobre Produtos Industrializados, o IPI.  O projeto foi aprovado no Senado e está agora na Câmara dos deputados.

A lei já garante isenção de IPI na compra de veículos por pessoas deficiência física, visual, mental severa ou profunda, ou autistas. Para cada vez que a pessoa precisa trocar o veículo, precisa comprovar, novamente, que possui uma deficiência. Daí a importância do projeto.

“Se a deficiência física ou mental é atestada como permanente e irreversível no primeiro laudo, não há motivo razoável para submeter o adquirente do veículo a sucessivas inspeções periciais”, explicou o senador.

Outro importante projeto para as pessoas com deficiência é isentar cadeira de rodas do IPI. Pedro Taques também apresentou o projeto 278/2012, que facilita atendimento bancário a deficientes visuais e auditivos e obriga as instituições financeiras e as operadoras de cartão de crédito a oferecer serviço de atendimento ao consumidor com meios de comunicação acessíveis a estes cidadãos.

 






URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/11237/visualizar/