Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
MEIO AMBIENTE
Sábado - 09 de Agosto de 2014 às 08:25

    Imprimir


Orientar e sensibilizar a sociedade sobre os malefícios causados pela fumaça das queimadas, do cigarro e do fogão à lenha. Esse é o objetivo do Projeto “MT sem fumaça”, desenvolvido pelo Ministério Público Estadual em parceria com a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), que durante três dias deste mês (07, 08 e 09.08), estará disponível a população de Confresa. A expectativa é que pelo menos dois mil estudantes visitem o local.

A iniciativa de instalar na cidade o pulmão inflável - onde é desenvolvido o projeto “MT sem fumaça” - é do Comitê Multi-institucional do Araguaia, formado pela promotora de Justiça da Comarca de Porto Alegre do Norte Luciana Fernandes de Freitas, bem como a juíza da Vara do Trabalho de Confresa, Janice Schneider e do Poder Judiciário do município.


De acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), Mato Grosso é campeão de queimadas no país. Entre janeiro e julho deste ano, o Estado registrou quase 7 mil focos, sendo que no mesmo período de 2013, foram lançadas 5 mil ocorrências. Um crescimento de 35%. Os números revelam a necessidade de redobrar as atividades voltadas aos malefícios das queimadas.


O PULMÃO:
 Com 220 metros quadrados, a estrutura proporciona espaços para exibição de vídeo, mesas interativas, exposições, fotos e equipamentos que permitem visualizar a ocorrência de queimadas em todo o país em tempo real.

 






URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/11271/visualizar/