Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
HABITAÇÃO
Quinta - 19 de Junho de 2014 às 22:20

    Imprimir


Foto: Divulgação
O secretário-adjunto de Desenvolvimento Urbano, Edson Moura, disse na quarta-feira (18.06) que a Prefeitura de Várzea Grande trabalha firme para garantir que famílias humildes possam ter acesso ágil à moradia popular por meio do Programa Minha Casa, Minha Vida. -O empenho do prefeito Walace Guimarães junto aos escalões ministeriais de Brasília-DF já tornou realidade muitos projetos sociais desenvolvidos pela atual gestão no município. O do setor habitacional é um deles-.

Moura sintetizou que essa parceria institucional de trabalho entre município, Estado e governo federal é de fato vitoriosa. -Isso porque oportuniza a concepção de resultados práticos e a contento dos projetos de vida das famílias de baixa renda. A maioria delas sonhava com um teto próprio. Afinal de contas, moradia é sinônimo de dignidade humana. Infelizmente, o déficit habitacional em Várzea Grande é um desafio a ser superado. Resulta de dezenas de anos sem investimentos no setor. Mas avançamos muito. Várzea Grande é o município que mais recebeu imóveis populares em MT pelo programa federal MCMV-.

O adjunto de Desenvolvimento Urbano informou que foram efetivados milhares de pré-cadastros junto à Superintendência de Políticas Habitacionais na última campanha (2014). -Ultrapassamos 17 mil cadastros. Mas a maioria dos candidatos foi reprovada por não se inserir entre os critérios que regem esse Programa Federal (Portaria Nº 595/2013). Ainda efetivaremos pré-inscrições até o dia 31 de julho para quem estiver de posse da senha distribuída na última campanha. Casos à parte serão analisados pela equipe técnica (quem perdeu senhas). A Habitação tem como checar isso via registro nominal das senhas distribuídas-.

Ele citou o caso do Residencial Jacarandá. -Foram entregues 911 casas, mas tínhamos três mil inscrições. Portanto, 2009 pessoas ficaram de fora. Desde que compatíveis às diretrizes do Programa Federal, elas podem ser acomodadas nos próximos residenciais a serem entregues até dezembro próximo- (São Benedito e Jequitibá, ambos com 90% da área construída pronta).

Moura também sublinhou a necessidade de recadastramento dos que ficaram de fora do Jacarandá. -É um procedimento primordial para que possam ser acomodados legalmente nos demais residenciais a serem inaugurados em Várzea Grande. O recadastramento é feito na sede da Superintendência de Políticas Habitacionais, ao lado da Secretaria de Desenvolvimento Urbano-.






URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/11621/visualizar/