Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
SEGURANÇA
Domingo - 08 de Junho de 2014 às 17:44

    Imprimir


As novas versões do site da Delegacia Virtual, da Polícia Judiciária Civil, oferecem ao turista nacional e estrangeiro o serviço de registro de ocorrência online, nos idiomas português,  espanhol e inglês, além de denúncias e comunicação de pessoas desaparecidas.

O registro em três línguas começou a funcionar em janeiro deste ano e a primeira comunicação aconteceu na semana passada, por um cidadão que usou a página, no inglês, para registrar a perda do documento CPF.

A implantação dos idiomas, Inglês e Espanhol, línguas mundialmente conhecidas, fazem parte das medidas adotadas pela Polícia Judiciária Civil para atender turistas no Estado de Mato Grosso, principalmente, durante os quatros jogos que Cuiabá que serão disputados em Cuiabá.

A nova funcionalidade facilitou a comunicação do turista estrangeiro, caso venha a sofrer pequenos delitos ou perder documentos. A versão nos dois novos idiomas foi adaptada ao contexto da Segurança Pública e está preparada para receber informações do cidadão estrangeiro, que poderá fazer o registro sem precisar comparecer pessoalmente a uma delegacia de polícia.

“O turista poderá acessar de qualquer lugar a Delegacia Virtual e registrar sua ocorrência com facilidade. Em seguida a Polícia Civil irá verificar as informações que serão validadas pelo técnico responsável pela triagem e análise da ocorrência, que encaminhará para a vítima, via e-mail, uma cópia do boletim de ocorrência”, explica o delegado geral da Polícia Judiciária Civil, Anderson Aparecido dos Anjos Garcia.

O novo sistema foi sugerido pela Polícia Civil e desenvolvido pela Coordenadoria de Tecnologia da Informação (TI), da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) com apoio do Cepromat. Toda a tradução das páginas foi realizada por servidores da Segurança e do Cepromat.

A vítima pode acessar a página principal www.delegaciavirtual.mt.gov.br podendo escolher um dos três idiomas disponíveis: português, inglês ou espanhol, através da bandeira do país no canto direito. Os campos de identificação e preenchimento aparecerão de acordo com a escolha feita na primeira página. Na opção “Serviços ao Cidadão” e no campo “Registro de Ocorrência” a tela traz explicações no idioma escolhido, sobre o que é considerado “extravio”, “furto” e “roubo” para que o registro seja confeccionado na modalidade correta.

O roubo por ser caracterizado pela violência física ou grave ameaça à vítima não é possível registrar pela internet, pois há necessidade de encaminhamentos de perícias e outras providências. Neste caso, o turista deve procurar uma delegacia mais próxima para fazer o registro.

O serviço de registro de ocorrências via internet, por meio do endereço eletrônico www.delegaciavirtual.mt.gov.br, foi criado com o objetivo de oferecer agilidade e comodidade ao cidadão. Além de oferecer segurança e facilidade para comunicar crimes de furtos, perda ou extravio de objetos e documentos, nos casos em que não houver violência física ou grave ameaça, e ocorrências de pessoas desaparecidas.

Dados

A Delegacia Virtual, de janeiro a maio de 2014, recebeu 21.086 mil acessos e validou 18.144 boletins de ocorrências confeccionados pela internet. Foram 17.966 registros de extravio ou perda de documentos, 2.729 pelo delito de furto simples, 24 comunicações de pessoas desaparecidas e 361 denúncias. Todas as ocorrências foram analisadas pelos policiais civis na base fixa da Delegacia Virtual, localizada no prédio da 1ª Delegacia de Polícia, na Avenida Tenente Coronel Duarte, no centro de Cuiabá, e encaminhadas em até 4 horas ao comunicante.

No final da semana passada, a Delegacia Virtual recebeu a primeira comunicação em língua estrangeira. O registro foi feito em inglês e comunicava a perda de um CPF.

No ano de 2013, a Delegacia Virtual recebeu 49.762 acessos  e confirmou o registro de  43.018 boletins de ocorrências, sendo 3.732 para furtos simples, 38.887 extravio de documentos, 326 denúncias e 64 comunicações de pessoas desaparecidas. Em 2012 foram 42.253 acessos e 34.428 ocorrências convalidadas e o boletim enviado no e-mail do comunicante. 

 






URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/11707/visualizar/