Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
SEGURANÇA
Sexta - 30 de Maio de 2014 às 17:37

    Imprimir


O Gefron já conta com visores termais e noturnos e o apoio do Canil Integrado no auxílio das operações
O Gefron já conta com visores termais e noturnos e o apoio do Canil Integrado no auxílio das operações
O Grupo Especial de Segurança de Fronteira (Gefron) encerrou na quinta-feira (29.05), a Operação Rescaldo, que teve como objetivo combater os crimes nos municípios que fazem fronteira de Mato Grosso com a Bolívia. A operação foi deflagrada no dia 21 de maio. Foram realizados 1.334 revistas pessoais, 876 revistas veiculares e oito pessoas presas. Além disso, oito veículos foram recuperados e uma arma e seis munições apreendidas.

O coordenador do Grupo Especial de Fronteira (Gefron), tenente coronel PM Wankley Corrêa Rodrigues, informou que a operação obteve o resultado esperado. “Ações como esta deverão acontecer durante todo o ano, para que a população que vive na fronteira e em cidades próximas dela possam ter mais tranquilidade e segurança".

Ele atribui o excelente resultado dos trabalhos do grupamento ao empenho dos policiais que ali atuam. “Estamos realizando um trabalho intenso nas abordagens e na fiscalização nas barreiras fixas. Além disso, temos um forte serviço de inteligência policial na região, bem como uma boa parceria com a Polícia Civil e Federal no compartilhamento de informações”, disse.

A aquisição de tecnologias por meio do programa federal Estratégia Nacional de Segurança Pública nas Fronteiras (Enafron) também vem possibilitando mais eficiência nas ações do Gefron. “Contamos hoje na barreira fixa do Corixa com dois veículos de inspeção por raio-x, que agilizam o trabalho dos policiais do Gefron, evitando constrangimento nas abordagens aos viajantes. Pelo equipamento, é possível verificar o interior de uma bagagem sem abri-la”, destacou o coordenador.

Além disso, o Gefron também já conta com visores termais e noturnos e o apoio do Canil Integrado no auxílio das operações na região de fronteira. “O canil já vem dando grandes resultados, principalmente na questão do tráfico doméstico de drogas”, pontuou.

O Gefron realiza operações semanalmente, durante as jornadas de serviço, bem como operações conjuntas com as demais forças. “Com isso temos constatado a evolução das polícias no combate ao tráfico de drogas, favorecendo o resultado do trabalho de todas as instituições que atuam na fronteira”, destacou Rodrigues.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/11782/visualizar/