Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
POLÍCIA
Quinta - 29 de Maio de 2014 às 16:29

    Imprimir


PJC-MT
A Gerência de Combate ao Crime Organizado (GCCO), da Polícia Judiciária Civil, concluiu as investigações da tentativa de assalto ao carro-forte, que iria abastecer caixas eletrônicos da Galeria Itália, em Cuiabá, que terminou na morte de dois assaltantes e dois vigilantes, no dia 29 de agosto de 2011.

O inquérito policial será encaminhado à Justiça nesta sexta-feira (30.05) com o indiciamento de Herickson Alves Guimarães, 27, conhecido por "Érick Gordo", no crime de latrocínio consumado, com pena de 20 a 30 anos. O líder da quadrilha teve mandado de prisão preventiva cumprido no dia 22 de maio de 2014, na cidade de Fortaleza, estado do Ceará.


A ordem foi encaminhada pelo GCCO e cumprida pela Polícia Civil cearense, depois que o criminoso "caiu" preso por assalto a duas empresas naquela cidade. Em 2012,  "Érick Gordo" foi interrogado pelo delegado Flávio Henrique Stringueta e confessou a autoria do crime, além de outros dois arrombamentos a caixas eletrônicos, porém disse que não revelaria mais nada sobre o caso.


O delegado informou que ainda apura, em autos complementares, a participação de um quarto suspeito, com passagens por roubo qualificado, e ligação com o criminoso morto, Thiago Henrique da Silva.


O assaltante "Érick Gordo" foi identificado como membro da quadrilha que tentou roubar o caixa quando era abastecido. Na ação criminosa ocorrida na tarde do dia 29 de agosto de 2011, quatro pessoas foram mortas, dois bandidos e dois seguranças do carro-forte que abasteciam o terminal de autoatendimento. De acordo com as investigações, quatro vigilantes estavam no carro-forte, um permaneceu na direção do veículo, dois desceram e o terceiro ficou do lado de fora na proteção aos colegas.


No confronto foram mortos os vigilantes da Prosegur Paulo Perpétuo Correa, 26 anos (morto no local), e Waldonil Nogueira de Matos, 30 anos, (socorrido e morreu no Pronto-Socorro de Cuiabá) e os assaltantes Thiago Henrique da Silva, 24, e Luiz Fernando Almeida da Silva, 21 anos, os quais segundo as investigações foram auxiliados por Herickson Alves Guimarães, apontado como o líder da quadrilha que planejou o assalto.


O assaltante Thiago Henrique  morreu no corredor da Galeria Itália e o seu comparsa Luiz Fernando, com várias passagens criminais, levou um tiro na altura da virilha e teve a artéria femoral atingida. Mesmo ferido conseguiu roubar um veículo para tentar fugiu, mas morreu poucos metros depois por conta da hemorragia do ferimento, colidindo o veículo com um caminhão pipa. Segundo os exames necroscópicos, Luiz Fernando agiu sob efeito de droga por ter sido encontrado presença de maconha em seu organismo.


O suspeito Herickon Alves Guimarães, o “Érick Gordo”, em 30 de janeiro de 2012, foi preso em São Luis, estado do Maranhão, junto com mais cinco mato-grossenses que agiam na região metropolitana de São Luis (MA) no arrombamento de caixas eletrônicos. A prisão foi efetuada pelo Departamento de Narcóticos (Denarc) e meses depois a quadrilha ganhou liberdade.


O assaltante continuou a agir em outros estados da federação e recentemente foi preso em Fortaleza, em investigações da Delegacia de Roubos e Furtos, sediada naquela cidade, por roubo as empresas Itamaraty e Extra. Com as informações de seu paradeiro, a Gerência de Combate ao Crime Organizado (GCCO) com apoio da Polícia Civil cearense cumpriu a ordem de prisão da Justiça de Mato Grosso, pelo latrocínio cometido em Cuiabá. 

 






URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/11786/visualizar/