Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
POLÍTICA
Domingo - 27 de Abril de 2014 às 00:12

    Imprimir


Lúdio Cabral é o pré candidato do PT ao Governo
Lúdio Cabral é o pré candidato do PT ao Governo
As candidaturas de Lúdio Cabral ao governo e de Vicente Vuolo ao Senado foram aprovadas no encontro estadual de delegados do Partido dos Trabalhadores (PT), realizado na tarde deste sábado (26), no auditório da Associação Mato-grossense dos Municípios. Além disso, a resolução aprovada na reunião também prevê que o diretório estadual tenha autonomia para debater com as siglas da base aliada. O documento aprovado ainda prevê prioritariamente a reeleição da presidenta Dilma Roussef (PT) e a unidade na busca por uma aliança com os partidos aliados, além de dispor sobre a possibilidade de apoiar a candidaturas majoritárias de outras legendas.

Durante o encontro duas propostas de resolução foram colocadas em votação, uma delas defendida por aliados de Lúdio Cabral e outra da Corrente Novo Brasil. A segunda tese foi aprovada por 97 votos contra 71.

"O PT MT vincula as alianças no âmbito estadual ao objetivo prioritário da composição de um palanque único de apoio exclusivo à reeleição da Presidenta Dilma. O arco de aliança prioritário para o PT realizar as coligações majoritárias e proporcionais, decorrente da diretriz acima, é a base de apoio aos Governos Dilma e Silval Barbosa, formada pelo PMDB, PR, PSD, PP, PROS, PCdoB, PRB e PSC.  Tendo como premissa a construção de candidaturas no interior do arco de aliança, em um ambiente de dialogo e entendimento político, o PT MT admite a possibilidade de apoiar candidaturas majoritárias de outro partido", diz a resolução aprovada.

O evento foi prestigiado pelos deputados federais Carlos Bezerra (PMDB) e Valtenir Pereira (PROS). Durante a abertura, o deputado estadual Ademir Brunetto (PT) defendeu a homologação da candidatura de Ludio, que lidera as pesquisas e é o melhor nome para o momento.

O deputado Alexandre Cesar ressaltou que o partido, no estado, tenha a noção da responsabilidade de garantir a reeleição da presidenta e destacou que a oposição tenta desmoralizar a sigla por saber da grandeza do trabalho realizado pelo governo petista. "Não tenho dúvida que o PT de Mato Grosso, com toda experiência que adquiriu e vai ter a clareza para fazer o melhor por este projeto de continuarmos no comando do país", afirmou.

O deputado federal Ságuas Moraes também destacou a reeleição da Dilma, as armações da oposição para desacreditar o projeto petista. Ele defendeu o nome do Lúdio e ainda solicitou que no máximo em  30 dias haja una definição do grupo aliado, para garantir o fortalecimento do nome escolhido.

Os pré-candidatos também pudera defender seus nomes. Vicente Vuolo destacou que teve a preocupação de construir um projeto coletivo dentro do partido. Ele lembrou ainda a importância de ter um parlamentar do PT de Mato Grosso no Senado para conseguir ter força política nas indicações para ministérios.

"Eu tive o cuidado de construir um projeto que fosse coletivo e não individual. Percorri de carro 25 municípios para recolher as assinaturas necessárias para protocolar minha candidatura e tenho compromisso com este projeto, que não é meu, mas de cada um dos filiados. Não me amarrei a ninguém de fora nessa construção, por entender que este é um momento de debate interno. Eu até poderia buscar outros apoios, mas tenho pé no chão e esta candidatura só faz sentido se vocês acatarem. Vou honrar meu compromisso se for candidato, mas também acatarei a decisão do partido e trabalharei como um soldado", afirmou Vuolo.

Lúdio Cabral afirmou que esta eleição é de renovação e Mato Grosso precisa de um ciclo novo na política. Ele ressaltou ser necessário avançar em políticas públicas voltadas para a população e o PT é o melhor partido para propor tais mudanças. Pautado na saúde, sua área de atuação, ele lembrou que uma pesquisa da Vox Populis mostra que 53% da população do estado quer uma política nova de saúde.

"Precisamos de um governo aberto aos movimentos sociais, capaz de ouvir a população e o PT tem autoridade para colocar isto em debate na mesa das eleições. Temos um governo de 12 anos de mudança e a melhor forma de avançar em Mato Grosso é com uma candidatura do PT. A melhor forma de garantir a reeleição da nossa presidenta é o PT apresentar uma candidatura ao governo. Temos que ter leitura política  e entender que o PT tem a melhor pré-candidatura. Temos que cumprir o nosso destino e eleger o primeiro governador petista da história de Mato Grosso e coloco meu nome para esta tarefa", defendeu Lúdio.

Ao final do encontro, o presidente do partido, Willian Sampaio, avaliou como positivo o encontro que mostrou que o PT tem uma hierarquia de prioridades e tem bons nomes em condições de disputar o governo e o Senado. Ele lembrou que o PT também não fechou as portas para uma aliança e nem apoio a candidatos de outros partidos, além de dar a autonomia ao diretório para conduzir as conversar com aliados.

"Respeitadas as diretrizes políticas acima, o Encontro Estadual delega poderes à Comissão Executiva Estadual para a definição do conjunto das candidaturas petistas e para a condução das tratativas com os partidos aliados visando a efetivação das coligações majoritárias e proporcionais. Cuiabá, 26 de abril de 2014", traz trecho da resolução.






URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/12093/visualizar/