Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
CIDADANIA
Terça - 01 de Abril de 2014 às 22:19

    Imprimir


O projeto da Setas denominado Pró-Família, que consiste em envolver crianças, adolescentes e suas famílias
O projeto da Setas denominado Pró-Família, que consiste em envolver crianças, adolescentes e suas famílias

Fortalecer a rede socioeducativa e desenvolver ações voltadas a crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade foram os temas de uma reunião ocorrida na tarde de segunda-feira (31 de março) na sede da Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas). O juiz auxiliar da Corregedoria-Geral da Justiça José Antônio Bezerra Filho, responsável pela Coordenadoria da Infância e Juventude (CIJ), propôs ações que resgatem a cidadania dos menores.

“Temos que partir para o campo das ações. Isso implica mudar paradigmas visando atender a sociedade que tanto clama aos poderes por melhorias sociais voltadas à segurança, educação e saúde, por exemplo. São princípios constitucionais previstos, da qual os gestores detentores de poder são conhecedores e que lamentavelmente muitas vezes pecam pela omissão”, disse o magistrado.

O secretário Jean Estevan Campos Oliveira se comprometeu em acionar o projeto da Setas denominado Pró-Família, que consiste em envolver crianças, adolescentes e suas famílias em ações que fortaleçam o vínculo de convivência no grupo e na comunidade, bem como promover a formação crítica e a cultura da paz, resgate da autoestima e combater a marginalização. Cinco escolas mais críticas de Várzea Grande serão utilizadas como projeto piloto.

Paralelo ao Pró-Família as escolas receberão também o Programa de Resistência às Drogas (Proerd), desenvolvido pela Polícia Militar. Ele combate e esclarece os malefícios do uso de álcool de drogas. O magistrado salientou que são ações que atendem aos anseios de todos os magistrados. “A Justiça também irá desenvolver palestras que envolvam a família, abordando temas voltados à conscientização sobre a prostituição, abusos sexuais e violência. Nosso objetivo é fortalecer e conscientizar esse público e suas famílias”, ponderou o juiz auxiliar da Corregedoria. Uma nova reunião foi marcada para a próxima semana a fim de se estabelecer datas para as ações.






URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/12286/visualizar/