Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
CIDADANIA
Quinta - 27 de Março de 2014 às 16:43

    Imprimir


Foto: Delcio JB
Ainda que o ônibus do SINE Itinerante continue estacionado nas dependências do complexo que reúne secretarias municipais de Várzea Grande (antiga Abrassa - Avenida Castelo Branco), alguns serviços da área trabalhista passaram a ser executados no novo prédio do SINE, situado à entrada.  Desde às 7h30 desta quinta-feira (27-03), abertura do expediente, uma fila de pessoas já estava posicionada para pegar senhas de atendimento (expedição de CTPS e consultas para vagas no mercado de Trabalho). O SINE Itinerante atende agora apenas em relação ao seguro-desemprego, informou o coordenador da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Adonis Conceição.

O coordenador disse que o atendimento, apesar da quantidade de pessoas no local, tem sido ágil, dentro da planilha traçada pelos funcionários do SINE - Sistema Nacional de Emprego e da Secretaria de Desenvolvimento Econômico. Adonis voltou a enfatizar que a expedição de carteiras (para maiores de 14 anos) exige toda a documentação do interessado (CPF, foto recente 3x4 - colorida, certidão de nascimento, RG). Para quem for retirar uma nova via, explica, é preciso portar o número de registro da anterior e local da expedição.

Atendido hoje, o piloto comercial, Getúlio Simões Tedesco, argumentou que ficou sabendo da agilidade dos serviços prestados no local. "Precisava de uma segunda via da CTPS. Sinceramente, fiquei até surpreso com a rapidez e gentileza desse pessoal. Não é algo comum em repartições públicas. Pelos meus cálculos, foram cinco minutos, no máximo". Getúlio já saiu do prédio com a nova CTPS. "Se fosse me deslocar até Cuiabá, com certeza aguardaria horas no maior desconforto. Nem sempre tem assento disponível para todos", previu.

Com a operacionalização da nova sede, a permanência do SINE Itinerante no complexo deve ser abreviada, calculou o coordenador Adonis. "Valeu essa parceria feita entre a Prefeitura (Desenvolvimento Econômico e Turismo), Governo do Estado (Setas) e Ministério do Trabalho (SINE). Diante da importância de economizar tempo, um atendimento ágil e eficaz traduz a vontade geral da população. A gestão do prefeito Walace Guimarães adotou essa diretriz: atender bem e com resolutividade, conforme o desejo de quantos nos procurem".

O secretário Charles Caetano observou que os pedidos de emprego no SINE ultrapassam a solicitação de outros serviços. "Apoiados por informações do próprio SINE, a respeito de vagas disponíveis, assinaladas no seu cadastro, encaminhamos as pessoas. Infelizmente, nem todas conseguem a contratação, por um motivo simples: não têm a qualificação compatível ao cargo. Então, é importante que as pessoas se capacitem em áreas distintas, pois as oportunidades triplicariam, sem dúvida".

Caetano também salientou que a secretaria sob seu comando dispõe de projetos voltados à qualificação de pessoal, e a meta é ampliar esse quadro capacitador. "No geral, as empresas disponibilizam vagas com exigência de experiência.  Portanto, investir potencialmente no treinamento de mão de obra em todos os setores é primordial. O curso de guia turístico que acontece na Escola Jayme Campos (Várzea Grande), em parceria com a Secretaria de Ciência e Tecnologia, é um dos exemplos da preocupação da atual gestão em qualificar o cidadão várzea-grandense para que esteja apto a postular qualquer posto profissional disponível".





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/12325/visualizar/