Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
POLÍTICA
Domingo - 23 de Março de 2014 às 20:36

    Imprimir


O objetivo do encontro foi pedir ao Ministro para dar prioridade aos processos de decretação de emergência
O objetivo do encontro foi pedir ao Ministro para dar prioridade aos processos de decretação de emergência
Cerca de vinte prefeitos de municípios mato-grossenses participaram na tarde de quinta-feira (20.03) em Brasília de uma reunião convocada pelo deputado federal Valtenir Pereira (PROS) com o Ministro da Integração Nacional, Francisco Teixeira, e diretores da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil. O objetivo do encontro foi pedir ao Ministro para dar prioridade aos processos de decretação de emergência, visando a rápida liberação de recursos federais para mitigar as dificuldades vividas pelos municípios, que enfrentam problemas ocasionados pelas fortes chuvas que assolam Mato Grosso neste início de ano.

No encontro ficou decidido que cada cidade terá seu próprio processo para que seja analisado e viabilizado os recursos de acordo com as peculiaridades e demandas do município.

Valtenir, que visitou os municípios atingidos e acompanhou de perto os ajustes da documentação daqueles que já declararam situação de emergência, propôs a formação de uma “força tarefa” no âmbito do Ministério da Integração para acelerar a análise técnica dos processo, bem como a disponibilização imediata de R$ 200 milhões para recuperação das cidades atingidas pelas chuvas.

O Ministro, ouvindo atentamente o deputado, se sensibilizou com a situação e afirmou que, mesmo com a dificuldade de pessoal porque passa o Ministério, envolvido com situações de emergências em outras regiões, vai priorizar o atendimento. “O Ministério da Integração fará todo o esforço necessário para atender os municípios de Mato Grosso, tentando dar a máxima prioridade aos processos. Para tanto, pedimos aos prefeitos que instruam bem o pedido, principalmente em relação às fotografias e às coordenadas dos locais afetados", declarou o Ministro Francisco Teixeira.


Para Valtenir, a situação de emergência porque passam os municípios mato-grossenses, justifica, inclusive, a formação de uma força tarefa no âmbito do Ministério para a análise técnica dos pleitos. “Queremos que os processos sejam analisados o mais breve possível, afinal estamos diante de situações de clara emergência, com sofrimentos diretos para a população afetada, em especial os mais pobres que vivem às margens dos rios. Depois de devidamente aprovados, vamos buscar os recursos junto a Presidência da República. Eu estou pronto para lutar ao lado dos prefeitos. Aliás, como sempre estive ao longo do meu mandato", disse o deputado.

Além do Ministro e do deputado Valtenir Pereira, presentes à reunião o Chefe de Gabinete, Guilherme Orair, o diretor do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (CENAD), Élcio Barbosa, o Diretor do Departamento de Articulação e Gestão (DAG), Alziro Gomes, o Superintendente da Sudeco Cleber Ávila e os prefeitos das cidades de Alto Paraguai, Apiacás, Aripuanã, Brasnorte, Campinápolis, Cláudia, Colniza, General Carneiro, Juruena, Nortelândia, Nova Bandeirantes, Nova Guarita, Nova Monte Verde, Nova Olímpia, Pontal do Araguaia, Santa Cruz do Xingu, São José dos Quatro Marcos, Tangará da Serra e Terra Nova do Norte. Também participaram os vice-prefeitos de Sorriso, Mirassol D’Oeste e de Guarantã do Norte.






URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/12374/visualizar/