Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
SEGURANÇA
Sexta - 21 de Março de 2014 às 06:38

    Imprimir


Pela primeira vez participando do processo conferencial sobre proteção e defesa civil, Mato Grosso iniciou nesta quinta-feira (20) a sua 1ª Conferência Estadual sobre o tema. As atividades começaram às 9h na sede da Associação Mato-Grossense dos Municípios (AMM) em Cuiabá, e vão até às 18h desta sexta-feira (21). A abertura contou com a participação do chefe da Divisão de Capacitação da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, Leno Queiroz.

Leno ressaltou a importância da conferência para aprimorar o Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil. “As discussões levantadas nesses próximos dois dias serão levadas à etapa nacional e, consequentemente, vão guiar as políticas de proteção e defesa civil de forma a atender as necessidades dos municípios e do estado do Mato Grosso”, declarou aos aproximadamente 200 participantes presentes.

Após a abertura, o procurador de Justiça Luiz Alberto Scalope proferiu palestra sobre a Integração de Políticas Públicas relacionadas à Proteção e à Defesa Civil. Scalope explicou que as políticas de governo só são possíveis por meio da participação popular necessária para criar uma cultura de prevenção. “Estamos sempre atendendo situações de emergência. Não sobra espaço para discutirmos as formas de evitar essas situações e a conferência é a oportunidade que temos”, explicou.

O superintendente de Defesa Civil do Mato Grosso, coronel Sérgio Delamônica, explicou aos participantes o funcionamento da 2ª Conferência Nacional de Proteção e Defesa Civil (2ª CNPDC). “Precisamos entender o papel da Defesa Civil, os conceitos que envolvem nossas funções, para um debate de qualidade sobre o tema”, disse.

Ao fim das palestras, os participantes foram divididos em grupos para discutirem os eixos temáticos da 2ª CNPDC. As discussões seguem até o fim desta sexta-feira (21) e vão resultar em até dez princípios e 30 diretrizes, além da eleição 42 representantes de Mato Grosso para a etapa nacional. Esta foi a primeira semana de realização das conferências estaduais da 2ª CNPDC, que seguem até 20 de abril.

Sobre a 2ª CNPDC

Novo processo de mobilização e consulta, a 2ª Conferência Nacional de Proteção e Defesa Civil promove a participação, o controle social e a integração das políticas públicas relacionadas à Proteção e à Defesa Civil. Coordenada pela Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, do Ministério da Integração Nacional, a proposta é definir princípios e diretrizes para a reorganização do Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil, criando condições para a implantação da Política Nacional de Proteção e Defesa Civil.

Para isso, estão em andamento diversas etapas por todo o país, divididas em: municipais, intermunicipais, estaduais, distrital, livres, virtual e a etapa nacional. A previsão é que 1,8 mil pessoas participem da Conferência Nacional, prevista para maio, em Brasília. Destas, esperam-se 1,7 mil delegados, dentre agentes de Defesa Civil, representantes da sociedade civil e da comunidade científica e dos conselhos profissionais e de políticas públicas.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/12396/visualizar/