Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
CIDADANIA
Quinta - 20 de Março de 2014 às 06:57

    Imprimir


Arquivo
O secretário de Serviços Públicos e Transportes, Roldão Lima Júnior, quer ampliar o atendimento à população, por meio de ferramentas on line, utilizando a página da prefeitura na internet, www.varzeagrande.mt.gov.br. Em breve, Roldão quer disponibilizar, por exemplo, o roteiro da coleta de lixo, melhorar o tempo de resposta para as solicitações de reparos na iluminação pública, bem como receber demandas dos moradores, especialmente, dos presidentes de bairros, por meio de uma ouvidoria.

“A internet é uma ferramenta que veio para agilizar a tomada de decisões e principalmente, a execução dos serviços. Um presidente de bairro, por exemplo, tem sua profissão estabelecida e às vezes é complicado vir até a nossa secretaria protocolar uma demanda”, explica.

Uma das ações imediatas, na internet, será disponibilizar o roteiro diário da coleta de lixo. “Vou autuar e notificar quem suja a cidade. É muito comum o caminhão de lixo passar, às vezes nem sempre passa no mesmo dia e horário, e quando ele acaba de coletar, moradores colocam o lixo pra fora e isso fica lá por cerca de dois, três dias, ou mais, dependendo da localidade. Com o roteiro público, será possível monitorar essa situação”, justifica. Roldão destaca ainda que muitas vezes o morador não tem lixeira e ao colocar o lixo na calçada, ele chama à atenção de cachorros e o lixo se espalha. “É isso que queremos coibir com essa transparência na prestação desse serviço. Primeiro vamos educar e depois punir”.

NA RUA
 – Na última sexta-feira, o secretário Roldão fez uma visita ao lixão da cidade e realizou a conferência de pesagem dos resíduos coletados. “Sem conhecer a realidade daqui {lixão}, não posso mudar nada. Para cobrar do cidadão, precisamos nós, enquanto Município, fazermos a nossa parte e ai sim, criar um ambiente de conscientização e posteriormente, de punição, se preciso for”.

A mesma postura será tomada em relação à ocupação e obstrução irregular das calçadas. “Hoje é difícil andar pela cidade. Entulhos, calçadas mal-conservadas, invadidas por construções, ambulantes e até mesmo servindo de estacionamento. Estamos estudando medidas que possam devolver o passeio à população e o principal, mantê-lo limpo e transitável para as pessoas, seja na região central, seja nos bairros. Quem não cumprir o código de posturas será autuado. Algumas estão sendo aplicadas em razão da gravidade de algumas irregularidades”.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/12413/visualizar/