Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
SEGURANÇA
Sexta - 28 de Fevereiro de 2014 às 11:56

    Imprimir


PJC/MT
Nos próximos dias, motoristas que transitarem pela região da fronteira vão se deparar com uma novidade que melhora e muito a segurança do corredor rodoviário que liga o Brasil à Bolívia. É que o Estado acaba de receber duas unidades de scanner veicular, um equipamento que conta com uma tecnologia de ponta para a apreensão de armamentos e drogas. Até então a revista era manual, os veículos eram parados para que as bagagens pudessem ser fiscalizadas. Agora as malas só serão abertas caso o moderno sistema, que conta com uma esteira para scanear a bagagem, acusar objeto suspeito durante o procedimento.

A cerimônia que marcou a entrega dos equipamentos, na quinta-feira (27.02), contou com a presença do governador Silval Barbosa, que fez questão de conferir de perto a nova tecnologia. “Estas unidades móveis facilitam o trabalho dos profissionais de segurança que poderão escolher os pontos de operação, punir quem está a serviço da criminalidade e não constranger o cidadão que está dentro da legalidade, passeando, viajando”.

O comandante do Grupo Especial de Segurança de Fronteira (Gefron), major Wankley Rodrigues, lembrou que o processo de revista e abertura da bagagem acabava constrangendo motoristas e passageiros. “E, com este Raio X, a possibilidade de passar uma bagagem com armamento e droga é quase impossível”, acrescentou.

MOTOS E DELEGACIAS MÓVEIS

A solenidade também foi marcada pela entrega de 24 motos e sete delegacias móveis para a região da fronteira, 12 unidades de resgate aos municípios, além de duas motos e dois carros de polícia, ambos para a Prefeitura de Cuiabá usar no programa Crack é Possível Vencer. Receberão as unidades de resgate Cuiabá (4), Várzea Grande (2), Sinop (2), Barra do Garças, Alta Floresta, Lucas do Rio Verde e Cáceres. Já as delegacias móveis serão entregues a Tangará da Serra (3), Cáceres, Mirassol d´Oeste, Pontes e Lacerda e Barra do Bugres.

O secretário de Segurança Pública (SESP-MT), Alexandre Bustamante, ressaltou que os equipamentos serão usados na Copa do Mundo, mas não deixou de garantir que a principal finalidade é servir à população.

INVESTIMENTO

Os equipamentos foram adquiridos com recursos dos governos Estadual e Federal, que investiram mais de R$ 9 milhões nos veículos, a serem utilizados pelas polícias Militar e Civil e pelo Corpo de Bombeiros. Para o combate aos incêndios florestais, o Estado liberou a compra de duas aeronaves por R$ 4,5 milhões, cada.

CONCURSO

O governador relembrou que o concurso para efetivar mais 2,2 mil servidores em todas as áreas da Segurança irá contribuir na melhoria da prevenção do crime no Estado.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/12635/visualizar/