Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
POLÍTICA
Sexta - 13 de Dezembro de 2013 às 06:38

    Imprimir


O Partido Democrático Trabalhista em Mato Grosso realiza neste sábado (14.12), em Primavera do Leste (240 km de Cuiabá), o 1º Encontro do Movimento da Mulher Trabalhista.

O evento é organizado por Iva Viana – que é esposa do presidente regional do PDT, o deputado estadual Zeca Viana - e pela presidente estadual da Ação da Mulher Trabalhista (AMT/MT), Suzana Rondon. O encontro acontecerá a partir das 8h, na sede do Lions Clube.

Além de reunir as mulheres filiadas ao PDT de toda a região sul do estado, a ocasião servirá para dar posse à nova diretoria da Ação da Mulher Trabalhista em Primavera do Leste. No município, a AMT terá a advogada Wellyda Carvalho como presidente.

Conforme o deputado Zeca Viana esclarece o objetivo do encontro é de fortalecer a participação das mulheres na política. “Apoio e incentivo qualquer movimento em prol da construção de políticas públicas para as mulheres. Mas é preciso que elas ocupem seu espaço", afirma o parlamentar.

A presença feminina na política, avalia Iva Viana, mesmo que tímida, tem ocupado papel social relevante, com proposituras que atendem as reais necessidades das mulheres.

"Mulheres politizadas são mulheres comprometidas, capacitadas, preparadas e que muito trabalham. Quando se reúnem, em movimentos como este de sábado, as mulheres buscam conhecer os direitos que conquistaram e que lugares elas pode ocupar", pontua Iva.

Já Suzana Rondon destaca que a luta das mulheres pelo espaço na política é antiga. E, somente assim, as mulheres foram conquistando cargos que, até então, eram de exclusividade masculina.

"Queremos aumentar nossa participação na política. O homem sempre ocupou o espaço público e a mulher o privado. As mudanças estão acontecendo a passos lentos, mas a conquista de nossos direitos é algo fundamental para o fortalecimento da democracia”.

Este será o primeiro encontro do PDT Mulher no município. Com o tema "Mulheres Articuladas - Mulheres Empoderadas", a expectativa é de que o evento reúna cerca de 500 participantes.

O senador Pedro Taques também participará do evento junto com o deputado Zeca Viana, militantes e líderes comunitários e políticos da região.

O Movimento da Mulher congrega mulheres do Partido Democrático Trabalhista e visa estabelecer políticas públicas e ações para ampliar a participação ativa da mulher na política.






URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/13217/visualizar/