Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
POLÍTICA
Terça - 10 de Dezembro de 2013 às 05:54

    Imprimir


Quinze municípios integram o Cides, que é presidido pelo prefeito de Nova Marilândia, Wener Santos
Quinze municípios integram o Cides, que é presidido pelo prefeito de Nova Marilândia, Wener Santos

A última reunião de 2013 do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico Social, Ambiental e Turístico do Alto Paraguai (Cides) foi realizada no último sábado (7) no município de Nova Marilândia.

O encontro contou com a participação dos prefeitos dos 15 municípios do Cides, do secretário estadual de Meio Ambiente, José Lacerda, do deputado estadual José Domingos, do suplente de senador Cidinho Santos, do secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Neri Gheler, do superintendente da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), Darci Lovato, vereadores, secretários municipais, entre outros.

Entre as reivindicações dos prefeitos estava o maior empenho da AMM em defesa dos interesses dos municípios junto ao Estado quanto ao custeio do transporte dos alunos da rede estadual durante o período de férias da rede municipal, os repasses da saúde e maior agilidade dos trabalhos da Sema.

Os prefeitos estão preocupados com os custos do transporte escolar dos alunos e pediram a interferência urgente da entidade junto ao governo do Estado. Os municípios terão que fazer o transporte dos alunos do Estado em função da reposição das aulas ocasionada pela greve dos professores.

Neurilan Fraga, prefeito de Nova Marilândia, disse que a AMM precisa estar mais presente nas ações municipais e que a entidade tem que vir em socorro dos municípios. A prefeita de Sapezal, Ilma Grisoste, salientou que o Estado precisa cumprir o que assume com os municípios.

O prefeito de Barra do Bugres, Júlio Florindo, e o secretário municipal de Agricultura e Desenvolvimento Sustentável, Rodrigo Faccioni, participaram da reunião. Florindo observou que é preciso fortalecer o consórcio para ter maior poder perante a AMM e também cobrou maior respaldo da associação quanto aos interesses dos municípios.

Lovato defendeu a entidade dizendo que a AMM tem se empenhado em atender diretamente os prefeitos, aguarda resposta da Secretaria Estadual de Educação sobre a questão do transporte escolar, tem trabalhado junto ao Ministério Público a questão da saúde e que está sendo feito o acompanhamento para a implantação do Plano de Resíduos Sólidos.

Quinze municípios integram o Cides, que é presidido pelo prefeito de Nova Marilândia, Wener Santos.






URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/13252/visualizar/