Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
SEGURANÇA
Segunda - 25 de Novembro de 2013 às 16:08

    Imprimir


Com o objetivo de denunciar e exigir Justiça para as mulheres vítimas de violência em Mato Grosso, ativistas promoverão uma vigília hoje (25) na Capital. A concentração será às 18h na praça Bispo Dom José e o Fórum de Articulação de Mulheres de Mato Grosso (FAMMT) convida toda a sociedade a participar. A manifestação faz parte da Campanha Internacional 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres, que acontece em mais de 154 países.

Com roupas brancas e velas os manifestantes pretendem chamar atenção da sociedade para os crimes praticados contra o público feminino. Haverá distribuição de fanzine e denúncia de casos de violência contra as mulheres. A membra do FAMMT e secretária de organização sindical do Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Público de Mato Grosso, Marli Keller, explica que a mobilização é importante para prevenir a violência.

Na Capital uma série de atividades estão previstas na programação, que segue até o dia 7 de dezembro. Até o final desta semana será realizado o café da manhã e palestra sobre o tema na Associação de Mulheres do bairro Jardim Vitória, às 8h. Na quinta-feira (28) uma roda de conversa sobre o gênero está programada no Parque Universitário, às 19h30, sexta-feira (29) serão realizadas atividades durante o dia, a partir das 8h, na praça Alencastro. No sábado (30), às 8h, será realizado um Encontro de Estudo: Direitos Reprodutivos - direitos e deveres na sede do Cibi, ao lado da Paróquia Sagrada Família no bairro Carumbé.

Toda a programação é promovida pela FAMMT, que articula proposições e ações de diversas organizações mato-grossenses que lutam em prol dos Direitos Humanos das Mulheres.

Evento

A Campanha Internacional 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres foi lançada em 1991 pelo Center for Women"s Global Leadership - CWGL (Centro de Liderança Global de Mulheres), exigindo a eliminação de todas as formas de violência contra as mulheres. É desenvolvida anualmente entre 25 de novembro e 10 de dezembro, com milhares de organizações participando do evento em mais de 154 países. O período da campanha foi escolhido por conter datas importantes e simbólicas para as mulheres do mundo inteiro.

No Brasil, a campanha tem início no dia 20 de Novembro, Dia Nacional da Consciência Negra e abarca a data de 25 de novembro - Dia Internacional da Não Violência Contra as Mulheres, marcada pelo assassinato brutal das irmãs Minerva, Pátria e Maria Tereza, que ficaram conhecidas como "Las Mariposas", ativistas pela liberdade política em seu país, a República Dominicana, governado por Rafael Leônidas Trujillo de 1930 a 1961, conhecido por matar todos os opositores."






URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/13363/visualizar/