Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
AGRICULTURA FAMILIAR
Sexta - 22 de Novembro de 2013 às 18:59

    Imprimir


Foto: Mayke Toscano/Secom-MT
Ministro Crivella disse que se está implantando um projeto social e ambientalmente sustentável que atende a população
Ministro Crivella disse que se está implantando um projeto social e ambientalmente sustentável que atende a população

O governador Silval Barbosa e o ministro da Pesca e Aquicultura Marcelo Crivella entregaram na manhã de quinta-feira (21.11) os primeiros certificados de cessão de uso das áreas aquícolas – onerosas e não onerosas – da Área Aquícola da Usina de Manso. Ao total são oito parques aquícolas que terão em conjunto capacidade para produzir perto de 8 mil toneladas de pescado por ano.

Silval Barbosa não esconde seu entusiasmo com a implantação dos parques aquícolas em Mato Grosso e do apoio recebido do governo federal para que essa cadeia produtiva possa se consolidar e fazer do estado o maior produtor de peixe do país. “A entrega desses certificados é um passo importante para o desenvolvimento dessa atividade”, disse.

O governador destacou ainda em sua fala os investimentos que estão sendo realizados pelo ministério, no valor de R$ 16 milhões para implantação de unidade de beneficiamento de pescado, com capacidade para cinco toneladas diárias, e de uma fábrica de ração, com capacidade de produção de sete toneladas por dia, na região do médio norte de Mato Grosso.

O ministro Crivella disse que se está implantando um projeto social e ambientalmente sustentável que atende a população de região de Manso. O ministro destacou que com os produtores, de posse dos certificados poderão procurar o Banco do Brasil e ter acesso ao Plano Safra, o qual dispõe de R$ 4 bilhões para investimentos. O ministro ressalta que esse volume de recursos voltado para a aquicultura deve-se a determinação da presidenta Dilma em tornar o Brasil autossuficiente na produção de pescado.

Maria Andrade, presidente da Associação dos Trabalhadores Rurais e Piscicultores de Chapada dos Guimarães, disse que agora os titulares das áreas aquícolas devem procurar o Sebrae para receber informações e treinamento e em seguida o Banco do Brasil para “buscar os recursos e implantar as gaiolas de produção de peixe”.

Os projetos de parques aquícolas em Mato Grosso foram lançados em setembro, com abertura do processo de licitação. São oito parques aquícolas, sendo quatro onerosos (concedidos mediante pagamentos) de cunho empresarial e outros quatro não-onerosos voltados para aquicultores familiares. O termo de concessão é de 20 anos.

Durante a solenidade o ministro assinou o termo de posse do novo superintendente Federal da Pesca e Aquicultura em Mato Grosso, Lindemberg Gomes Lima em substituição a Marlene Anunciação. Estiveram presentes o secretário de Estado da Agricultura Meraldo Sá, os deputados federais Wellington Fagundes e Eliene Lima; os deputados estaduais Baiano Filho e José Domingos; a secretária nacional de Planejamento e Ordenamento da Aquicultura do Ministério, Maria Fernanda Ferreira, entre outras autoridades.
 






URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/13377/visualizar/