Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
AGRICULTURA FAMILIAR
Quarta - 13 de Novembro de 2013 às 07:04

    Imprimir


Cópia de 25 certidões de óbitos de pais de família que morreram de depressão, alcoolismo e assassinatos...
Cópia de 25 certidões de óbitos de pais de família que morreram de depressão, alcoolismo e assassinatos...
Os vereadores Nivaldo Levino (PP) e Jailton (PROS) do município de Alto Boa Vista apresentaram ao deputado Ezequiel Fonseca (PP), na tarde de segunda-feira (11), cópia de 25 certidões de óbitos de pais de família que morreram de depressão, alcoolismo e assassinatos após a desintrusão das famílias da gleba Suiá-Missù, ato determinado pelo Ministério da Justiça.

Nivaldo Levino contou ao deputado que após a desocupação da área, ouve um descaso por parte do poder público que se estende até os dias de hoje. Segundo ele, muitas famílias estão passando sérias necessidades, em estado de miséria, principalmente as que estão instaladas no projeto Casulo do Governo Federal. O local é formado por brejo e as mesmas fizeram suas casas após a doação de lonas pretas.

“Esse projeto é mentiroso, mais conhecido como vila da miséria, um loteamento com 192 famílias que estão passando fome. Não tem como levar água, nem médico para o local por conta do brejo, a situação é muito triste, lá só entra de trator. A prefeitura estava fazendo a doação de cestas básicas, mas não está tendo condições de continuar com o apoio”.

A saída, conforme o vereador está partindo dos pequenos empresários locais que promovem eventos a fim de arrecadar fundos para sustentá-los. “O governador Silval nos fez muitas promessas e não cumpriu. Outras pessoas estão morando no barracão de um clube. O Valdir Barranco do Incra assinou documento garantindo o cascalhamento das ruas, mas nunca foi realizado. Outras famílias, com um pouco mais de condições, buscaram ajuda em outros municípios”.

O vereador destaca que a maior apoio tem partido dos três psicólogos contratados pela prefeitura e das igrejas que estão fazendo um trabalho, visando minimizar o desgosto. “Toda a região do Araguaia está cansada de ouvir as inverdades do governo Silval. Só os prefeitos da região estão ajudando. Na época do Blairo Maggi, tínhamos um verdadeiro respaldo, depois disso nada aconteceu”.

Ambos os vereadores agradeceram o apoio do deputado Ezequiel que na época da desintrução prometeu o encanamento e a construção de dois poços artesianos e cumpriu. “O Ezequiel sempre contribuiu com verdade, outros deputados nos fizeram milhares de promessas, mas não cumpriram nenhuma. Tudo o que foi feito, partiu dos moradores.”

“Viemos pedir mais apoio para o Ezequiel, dentre elas, uma ambulância, porque estamos utilizando a viatura da prefeitura para carregar os pacientes para São Felix do Araguaia, há mais de 100 quilômetros. Também solicitamos um caminhão de lixo e diesel para arrumar as estradas para os ônibus escolares poderem transitar”. Na ocasião, o deputado Ezequiel garantiu que estará buscando apoio junto à bancada federal para que seja tomada providencias com intuito de minimizar o transtorno das famílias.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/13436/visualizar/