Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
POLÍTICA
Sábado - 09 de Novembro de 2013 às 06:28

    Imprimir


A eleição para a escolha das novas direções partidárias do Partido dos Trabalhadores (PT) ocorre neste domingo (10) em todo o país. A escolha é feita através de elição com voto direto e secreto dos filiados. O processo eleitoral será realizado das 9h às 17h. Em Cuiabá são 11 os locais de votação.

Na capital foram inscritas três chapas e a disputa pela presidência do partido está entre dois nomes: Ednilson Albino de Carvalho, da corrente Construindo um Novo Brasil (CNB), que  concorre à reeleição pela chapa Por uma Cuiabá Mais Feliz, além de Cristiane Lopes da Silva, da corrente O Trabalho, que disputa pela chapa Constituinte por Terra, Trabalho e Soberania.
 
A terceira chapa que está na disputa por participação na direção municipal é formada por duas correntes do partido: Articulação de Esquerda e Esquerda Marxista. Ambos montaram a chapa Romper com a Direita e Caminhar para o Socialismo.

A disputa pela direção estadual também possui três chapas e dois candidatos, sendo estes, Willian Sampaio, candidato à reeleição pela CNB, pela chapa Mato Grosso Quer Mais e Melhor, e Robinson Ciréia, pela corrente O Trabalho, na chapa Constituinte por Terra, Trabalho e Soberania. A terceira chapa é da Força do Interior, mas que também apoia Sampaio à presidência da sigla.

A eleição ocorrerá em 80 municípios. Em cidades que não possui diretório municipal não haverá eleição, será designada uma Comissão Provisória Municipal do PT.

"O PED é um momento especial da participação dos petistas na dinâmica democrática do PT. No próximo domingo os filiados, que atenderam aos requisitos partidários e estão aptos a votar, escolherão por voto direto a direção do partido que terá a responsabilidade de conduzir o PT ao encontro dos esperanças do povo de Mato Grosso, com a conquista do primeiro governo democrático e popular do nosso estado e, a reeleição da Presidenta Dilma no Brasil", afirmou Willian Sampaio, presidente regional do PT.

Esta eleição  do PED será a primeira realizada depois da reforma do estatuto do PT, realizada em 2011. Com a reforma estatutária aumentaram os requisitos para os filiados ficarem aptos a votar. Os atuais critérios são os seguintes: ter  pelo menos um ano de filiação, ou seja, filiado antes de 10/11/2012; ter presença registrada em pelo menos uma atividade partidário nos últimos 12 meses; estar em dias com sua contribuição financeira ao partido pelo menos dois meses antes da eleição; em caso de filiado novo, ele deve ter participado de um curso de formação para novos filiados.

Dentre as mudanças que ocorreram para o PED 2013 está a exigência de que o filiado, para estar apto a votar, tenha participado em pelo menos um curso de formação. As direções partidárias, delegações e cargos com função específica de secretarias deverão ter paridade de gênero (50% de mulheres e 50% de homens), além disso, na composição final dos diretórios, 20% de seus membros deverão ter menos de 30 anos de idade. A composição final do Diretório Nacional deverá reservar ainda 20% de suas vagas a negros e índios. Já em Mato Grosso, o diretório deve reservar 24% de suas vagas para negros e índios.

O mandato dos membros efetivos e suplentes das direções partidárias, dos Conselhos Fiscais e das Comissões de Ética eleitos será de quatro anos, e não mais dois como anteriormente.

Cada chapa apresentou suas teses nas quais constam metas e planejamento para os próximos anos, incluindo a disputa eleitoral de 2014. As pautas seguem os seguintes pontos: a) Programa e Estratégia partidária b) Conjuntura nacional e internacional;  c) Tática, política de alianças, programa para as eleições 2014;  d) Construção partidária e plano de ação.

A concentração para apuração da eleição de Cuiabá será na sede do diretório municipal do PT, em Cuiabá, localizado no bairro Lixeira, Rua São Benedito, 306. Durante o dia as lideranças estaduais devem ficar concentrados no diretório estadual, localizado na Rua J, Casa 07, Bairro Araes. A expectativa é de que o resultado da disputa na capital seja divulgado até as 21h.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/13468/visualizar/