Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
POLÍTICA
Terça - 05 de Novembro de 2013 às 20:45

    Imprimir


A sessão itinerante no São Gonçalo Beira Rio também fez parte do discurso do vereador Arilson.
A sessão itinerante no São Gonçalo Beira Rio também fez parte do discurso do vereador Arilson.

O dia cinco de novembro é marcado pelo dia nacional da Cultura. Esta data foi destacada pelo vereador Arilson da Silva (PT) durante sessão da Câmara desta terça-feira (05). Arilson afirmou que o diaobjetiva valorizar a cultura, sobretudo a cuiabana, e apontou o Vale-Cultura como uma grande conquista para os trabalhadores.

O vereador homenageou o jurista, político, escritor e diplomata Rui Barbosa, que é o responsável pela data de comemoração. Foi no dia cinco de novembro que nasceu Rui Barbosa e a partir de 1970, a data passou a ser o dia da cultura através da Lei nº 5.579.

“Temos que pensar no cururu, siriri, e outras manifestações culturais de Cuiabá no momento de fazermos nossas leis, e destaco que este tema deve ganhar espaço na Lei Orçamentária Anual (LOA) para que políticas para a cultura possam ser efetivadas e nossa identidade cultural ainda mais valorizada. O dia nacional da cultura também é um dia de reflexão sobre o que podemos fazer e de comemoração pela manifestação cultural no nosso povo”, diz Arilson da Silva.

O Vale-Cultura também foi apontado como uma das grandes conquistas para a população e resultado da atuação do governo petista. O vereador afirmou que os trabalhadores somam mais esta vitória, e citou o exemplo dos bancários que, primeira vez, têm em seu Acordo Coletivo de Trabalho, o direito de receber o benefício mensalmente.

O Vale-Culturachegará às mãos de 42 milhões de trabalhadores brasileiros. O cartão magnético pré-pago, válido em todo território nacional, no valor de 50 reais mensais, vai possibilitar ao trabalhador de carteira assinada ir ao teatro, cinema, museus, espetáculos, shows, circo ou mesmo comprar ou alugar CDs, DVDs, livros, revistas e jornais. E para aqueles que quiserem comprar um instrumento musical ou mesmo fazer um programa cultural com um custo mais elevado, uma boa notícia: o crédito é cumulativo e não tem validade.

A sessão itinerante no São Gonçalo Beira Rio também fez parte do discurso do vereador Arilson. A região reúne ribeirinhos que mantem a cultura de Cuiabá através da dança e do artesanato. Com o objetivo de debater a inclusão do bairro na rota turística da Copa de 2014, o evento reunirá parlamentares e moradores da comunidade. A sessão itinerante será amanhã (06) às 19 horas no Centro Cultural e foi requisitada pelo vereador Allan Kardec (PT).






URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/13484/visualizar/