Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
MEIO AMBIENTE
Domingo - 03 de Novembro de 2013 às 20:33

    Imprimir


Prefeito Walace Guimarães, durante reunião com representantes dos catadores de materiais recicláveis de Várzea Grande
Prefeito Walace Guimarães, durante reunião com representantes dos catadores de materiais recicláveis de Várzea Grande

O prefeito municipal, Walace Guimarães, esteve reunido na manhã de sexta-feira (01/11), com representantes dos catadores de materiais recicláveis de Várzea Grande, na região conhecida como “Lixão” do município.

O encontro foi solicitado pelos representantes dos catadores com o prefeito Walace e com representantes do Ministério Público. A categoria reivindica que seja incluída no Edital preparado pela prefeitura para o Pregão Presencial, previsto para acontecer no dia 19 de novembro próximo.

Após ouvir as sugestões e solicitações dos representantes dos catadores de rua, o prefeito orientou para que a classe se organizasse em associações ou cooperativas.

A proposta foi de unificar a categoria, que hoje possui apenas uma associação formalizada, a ASCAVAG e outras duas entidades informais de catadores de rua. De acordo com o prefeito, após o Pregão e depois de todos os prazos e trâmites legais concluídos, somente os trabalhadores que fizerem parte das associações ou cooperativas irão ter o direito a continuar atuando no serviço de reciclagem no local.

O prefeito se comprometeu com os trabalhadores a determinar que se faça um adendo no Edital, sem perder o prazo, incluindo os catadores de rua e a destinação total da coleta seletiva à classe. “Sabemos que a coleta seletiva não é contaminada e tem valor agregado” disse Walace.

Vencidas as etapas legais do Edital, Pregão, prazos e contratação da empresa vencedora, a prefeitura poderá elaborar um cronograma para o acompanhamento e fiscalização das obras do Aterro Sanitário. Está prevista a construção de um amplo barracão para que os catadores possam tem uma estrutura para o trabalho.

“Fiz questão de vir aqui hoje para dizer que vou solucionar esse problema” afirmou o prefeito. Walace anunciou também que a prefeitura já conta com um Plano Municipal de Saneamento que contempla a discussão de um projeto de destinação dos resíduos sólidos do município.

Para a promotora de Justiça de Defesa Ambiental de Várzea Grande, Maria Fernanda Corrêa da Costa, a atitude do prefeito mostra que a administração municipal quer mudar o destino daquelas pessoas que vivem do trabalho no Lixão e respeitar o meio ambiente.

Participaram do encontro com os catadores de rua, a professora da UFMT e membro da SEDUC, Vera Lúcia Guimarães, representantes da SEMA, ASCAVAG, o secretário municipal de Infraestrutura Gonçalo de Barros e o adjunto Sebastião Norberto Batico de Barros.

Saiba sobre a Política Nacional de Resíduos Sólidos do governo federal, no link: www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2010/lei/l12305.htm






URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/13507/visualizar/