Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
POLÍTICA
Segunda - 28 de Outubro de 2013 às 18:21

    Imprimir


Comitiva veio pedir o apoio do deputado para pleitear junto ao Governo Federal a compensação social dos desalojados
Comitiva veio pedir o apoio do deputado para pleitear junto ao Governo Federal a compensação social dos desalojados

O deputado Valtenir Pereira recebeu nesta manhã de segunda feira (28/10) uma comitiva da cidade de Confresa, acompanhada do vereador Leonardo Sandes (PROS/MT).

A comitiva veio pedir o apoio do deputado para pleitear junto ao Governo Federal a compensação social dos desalojados da gleba Suiá Missú - Posto da Mata, do município de Alto Boa Vista, no Vale do Araguaia, decorrente do cumprimento de decisão judicial de desintrusão de uma área apontada pela Fundação Nacional do Índio como sendo terra indígena Xavante Marãiwatsédé.

No Posto da Mata viviam, há mais de trinta anos, milhares de famílias de trabalhadores que produziam para o próprio sustento e para comercializar. Hoje, após a desintrução, vivem da ajuda e da clemência dos outros. As famílias estão abandonadas nas periferias das cidades adjacentes, morando precariamente e de favor.

“São milhares de pessoas que não tem mais teto digno para abrigar, cama para dormir e alimentos para comer. Essas pessoas, numa clara afronta à dignidade humana perpetrada pelo Estado, foram transformadas em ‘bichos’. Em verdadeiras ‘coisas’. É como se elas não tivessem necessidades e tampouco sofrimento. A indiferença do governo federal assombra. Parece que os ministérios e as secretarias da área social escolhem quem deve viver e quem deve morrer. É holocausto travestido de democracia”, já tinha afirmado Valtenir quando do requerimento para convocação de audiência pública tratando do assunto no Congresso Nacional.

Na reunião ficou definido que o deputado Valtenir Pereira vai acionar o Ministério Público Federal (MPF) para que o órgão notifique os prefeitos da região para que indiquem as necessidades existentes para abrigar a população originária da gleba Suiá Missú. Posteriormente, conforme ficou acertado em reunião realizada em Brasília, o MPF acionará a União para apresentar plano de ação visando amparar as famílias desalojadas, principalmente no que se refere à habitação.

“O Governo Federal, em vez de agir com responsabilidade social, continua querendo resolver a situação usando da força policial. Em Confresa a situação só não é pior porque uma alma caridosa resolveu doar uma área nas adjacências da cidade para abrigar os desalojados, porém, falta tudo no lugar”, falou em tom de indignação o vereador Leonardo Sandes.

Participaram da reunião, além do deputado Valtenir Pereira e do vereador Leonardo Sandes, os representantes dos desalojados, Joaci Campos, José Antônio e Edna Pereira, além dos assessores Ércio Lins e Val Carvalho.






URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/13561/visualizar/