Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
MEIO AMBIENTE
Domingo - 27 de Outubro de 2013 às 20:32

    Imprimir


Sema-MT

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), a Itaipu Binacional e o Pacto em Defesa das Cabeceiras do Pantanal apresentam no dia 29 de outubro, o Projeto “Cultivando Água Boa”. Desenvolvido pela Itaipu Binacional e considerado um dos maiores programas de cuidado com as águas do setor elétrico brasileiro, o “Cultivando Água Boa” é uma ampla iniciativa socioambiental. A apresentação será às 16 horas, no Auditório do Parque Estadual Massairo Okamura.

O programa parte do reconhecimento da água como recurso universal e, portanto, um bem pertencente a todos. “Trata-se de uma estratégia local para o enfrentamento de uma das mais graves crises enfrentadas pela humanidade: as mudanças climáticas, que põem em risco a sobrevivência humana e estão diretamente relacionadas com a água e seus usos múltiplos, para a produção de alimentos e de energia, o abastecimento público, o lazer e o turismo”, explicou o superintendente de Meio Ambiente da Itaipu Binacional e professor da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Jair Kotz.

Para prevenir as alterações no clima, o programa estabelece uma rede de proteção dos recursos da Bacia Hidrográfica do Paraná 3, localizada no oeste do Paraná, na confluência dos rios Paraná e Iguaçu.

Atualmente, são desenvolvidos 20 programas e 65 ações fundamentadas nos principais documentos planetários, emanados dos fóruns de debates a respeito da problemática socioambiental. “As ações vão desde a recuperação de microbacias e a proteção das matas ciliares e da biodiversidade, até a disseminação de valores e saberes que contribuem para a formação de cidadãos dentro da concepção da ética, do cuidado e do respeito com o meio ambiente”, explicou Kotz.

O “Cultivando Água Boa” é um movimento de participação permanente, que envolve a atuação de aproximadamente 2 mil parceiros, dentre órgãos governamentais, ONGs, instituições de ensino, cooperativas, associações comunitárias e empresas.

Em 2005, o reconhecimento mundial do Cultivando Água Boa foi comprovado com a conquista do prêmio Carta da Terra (Earth Charter + 5), entregue em Amsterdã, Holanda. De lá pra cá, o programa tem se firmado como um exemplo a ser seguido no que se refere ao desenvolvimento sustentável e à gestão participativa em projetos socioambientais.

Para o superintendente de Recursos Hídricos da Sema, Nédio Pinheiro, “a inciativa prova que é possível compatibilizar desenvolvimento econômico com produção de energia e a preservação do meio ambiente, daí a importância de compartilhar a iniciativa tendo em vista a gestão participativa, integrada e descentralizada desse recurso”.






URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/13570/visualizar/