Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
AGRICULTURA FAMILIAR
Domingo - 27 de Outubro de 2013 às 11:23

    Imprimir


Ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas
Ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas
Na manhã de sexta-feira (25.10) o Ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas acompanhado pelo Governador do Estado, Silval Barbosa, realizou a entrega de 78 maquinários para municípios de Mato Grosso.

A solenidade foi realizada no auditório “Alzira Araújo Menezes Catunda” do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), localizado na Av. da FEB com Alameda Dr. Aníbal Molina em Várzea Grande, 10 horas da manhã.

A ação faz parte da segunda fase do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2) em Mato Grosso. O objetivo é garantir a construção e a manutenção das vias que ligam o campo à cidade, onde serão escoadas as produções da agricultura familiar.

As máquinas darão autonomia às prefeituras, uma vez que os municípios poderão fazer o trabalho de melhoria dos acessos tanto em áreas de assentamento quanto em áreas de agricultores tradicionais. “O benefício se estenderá à população rural em geral, uma vez que todos usufruirão desses caminhos, melhorando a trafegabilidade e o acesso a locais que geralmente possuem estradas viscinais (de chão)”, destaca o governador do estado, Silval Barbosa.

O Estado possui uma produção de agricultura familiar que corresponde a 76% dos estabelecimentos agropecuários. Esses equipamentos irão beneficiar mais de 259 mil pessoas que moram nas áreas rurais e desse universo, 44.209 são estabelecimentos de agricultores familiares.

O Governo Federal entregou para Mato Grosso, 78 máquinas; sendo 44 retroescavadeiras e 34 motoniveladoras totalizando um investimento na ordem de R$ 20,5 milhões. Com esses novos equipamentos o Estado recebeu, até o momento, 199 máquinas. A expectativa é que ainda sejam entregues, 197 máquinas (132 caminhões –caçambas e 65 motoniveladoras) até 2014.

O projeto prevê a entrega de 1 motoniveladora, 1 retroescavadeira e um caminhão-caçamba. Exceto para os municípios da região Nordeste, que além desses maquinários também recebem um caminhão pipa. Os municípios que são contemplados nesse projeto são aqueles que possuem menos de 50 mil habitantes.

O Ministro Pepe Vargas, ressaltou que Mato Grosso é o maior produtor de grãos e o que registrou o maior número de assentamentos na regularização fundiária, por isso o apoio do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) é fundamental. “O apoio a agricultura familiar é um dos lemas da presidenta Dilma, e Mato Grosso por tudo que já demonstrou merece essa atenção e, também pela região metropolitana ter se tornado, nesses últimos meses, um grande canteiro de obras com inúmeras construções projetadas pelos governos estadual e municipal, bem como, as obras por ocasião do Mundial de Futebol”, destacou.

O evento encerrou a IV Workshop de Secretários Municipais de Agricultura, Meio Ambiente e Turismo promovido pela Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM). A programação iniciou na terça-feira (22.10) e terminou na sexta (25).

O Workshop desenvolveu ciclo de palestras, painéis, debates, oficinas de trabalho, estandes com exposição de produtos e serviços dos municípios, e concluiu com a entrega dos maquinários pelo MDA.

Além da entrega dos maquinários aos prefeitos e representantes municipais, foi realizada a entrega de títulos urbanos aos municípios de Nobres e Novo Mundo, e de títulos rurais aos municípios de Aripuanã e Colniza pela Coordenação Estadual do Programa Terra Legal e Instituto de Terras Matogrossense.

O MAPA estará durante todo o dia prestando toda a assistência para que os municípios contemplados retirem os maquinários recebidos da área do ministério e os levem para suas cidades. Durante o traslado, o gestor municipal estará portando o termo de doação dos equipamentos e a nota fiscal do bem móvel.

Compareceram ao encerramento do evento o Governador do Estado, Silval Barbosa, o Ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas, deputados federais e estaduais, prefeitos dos municípios contemplados, autoridades públicas estaduais e municipais, representantes sindicalistas e de associações, produtores rurais e sociedade.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/13577/visualizar/