Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
JUSTIÇA
Quinta - 09 de Junho de 2016 às 08:38
Por: Redação TA c/ Gcom - MT

    Imprimir


Ligiani Silveira - CGE/MT
O secretário-controlador geral do Estado, Ciro Rodolpho Gonçalves, representou o governador de Mato Grosso, Pedro Taques, na quarta-feira (08.06), na abertura de capacitação sobre combate à corrupção e à lavagem de dinheiro. O curso é promovido em Cuiabá pelo Ministério da Justiça e Cidadania em parceria com o Ministério Público do Estado de Mato Grosso (MPE).

Voltado a servidores públicos dos órgãos de controle, da justiça e da segurança pública, o treinamento faz parte uma política nacional para otimizar a utilização de recursos públicos e disseminar uma cultura de prevenção e combate à corrupção e à lavagem de dinheiro no Brasil, por meio da difusão de conhecimento e intercâmbio de experiências.

Além de representar o governador na abertura da capacitação, o secretário-controlador e outros oito auditores da Controladoria Geral do Estado (CGE) participam do curso, que segue até sexta-feira (10.06), com 11 palestras.

“Participar desta capacitação nos permite elevar conhecimentos para melhor compreender o papel de delegados, procuradores, promotores, auditores do TCU, TCE e CGU nesta questão, bem como alinhar conceitos para obtenção de melhores resultados nas atribuições de cada órgão e também na perspectiva da articulação de atuação entre eles”, comentou o secretário-controlador geral do Estado.

O procurador-geral de Justiça do Estado de Mato Grosso, Paulo Prado, destacou a importância da capacitação, sobretudo em virtude do atual cenário de corrupção no Brasil. “Precisamos construir essa união no serviço público, conversarmos mais e aprendermos uns com os outros”, disse.

Uma das palestras do curso será sobre “Inteligência Financeira”, sob o ponto de vista de sistemas, métodos, identificação de riscos, padrões e rotinas, a ser proferida por Sérgio Jurandyr Machado, do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (COAF).

Destaque também para o tema “Combate à Corrupção em Licitações e Contratos Públicos”, cuja palestra será conduzida por Claudenir Brito Pereira, analista de Finanças e Controle da Controladoria Geral da União (CGU).

Além de auditores do Estado, procuradores e promotores de Justiça, também participam do treinamento representantes do Ministério Público Federal (MPF), Polícia Federal, Secretaria de Estado de Segurança (Sesp), Receita Federal, Controladoria Geral União (CGU), Tribunal de Contas (TCE), Tribunal de Justiça, Tribunal Regional Eleitoral (TRE), Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz), Superintendência da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) e Polícia Civil.




URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/1381/visualizar/