Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
POLÍTICA
Quarta - 25 de Setembro de 2013 às 19:08

    Imprimir


Deputado Federal Homero Pereira (PSD)
Deputado Federal Homero Pereira (PSD)

“Foi uma decisão difícil, mas necessária”. Assim, o deputado federal Homero Pereira (PSD) anuncia o seu pedido de aposentadoria da Câmara dos Deputados.  Após enfrentar uma cirurgia de retirada total do estômago - a gastrectomia - e ouvir avaliação médica sobre a necessidade de dedicação total ao tratamento, um dos parlamentares mais atuantes de Mato Grosso deixa a vida pública.

Segundo o deputado Homero, ele tentou evitar essa decisão. “Minha vontade era ouvir dos médicos que eu poderia voltar a trabalhar. Mas, a realidade foi outra, infelizmente”, lamentou o parlamentar.

O deputado Homero descobriu o tumor maligno do tipo carcinoma no início deste ano. Em fevereiro, solicitou licença para iniciar o tratamento quimioterápico para combater o tumor. Prorrogou sua ausência algumas vezes, durante a qual enfrentou 15 sessões consecutivas de quimioterapia, além da gastrectomia. Sem o resultado esperado pelos tratamentos, o parlamentar resolveu se afastar definitivamente e aguarda decisão da Mesa Diretora da Câmara dos Deputados.

Trajetória Política: Homero Pereira projetou-se na política a partir da liderança conquistada junto ao setor rural em Mato Grosso e no Brasil. Enquanto presidente da Federação da Agropecuária de Mato Grosso (Famato) ,coordenou grandes manifestações em Mato Grosso e Brasília. Uma delas conhecida por Tratoraço reivindicara prorrogação das dívidas rurais.  Tratores do Brasil inteiro invadiram o Distrito Federal expondo o alto endividamento devido a juros exorbitantes dos financiamentos.

Foi com a mesma determinação por mudanças estruturais no campo, que Homero aceitou o desafio de disputar pela primeira vez uma vaga no parlamento federal. O projeto foi lançado pela base da agropecuária empresarial, na qual militava, e teve também o apoio da agricultura familiar, neste caso, um reconhecimento ao trabalho realizado enquanto secretário de Estado de Desenvolvimento Rural na primeira gestão do Governo Blairo Maggi.

Foi elevado a deputado federal com votação expressiva nos dois pleitos em que disputou. O primeiro, em 2006, obteve mais de 100 mil votos. Já no segundo, 112.421 mil pessoas decidiram manter Homero Pereira no Congresso Nacional. Nas duas eleições foi o segundo mais votado no Estado.

Em pouco tempo na Câmara dos Deputados, o parlamentar se destacou pelo trabalho junto à Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (Capadr) e do Meio Ambiente (CMA).

Suas intervenções ponderadas, equilibradas e o estilo conciliador fizeram dele presidente da maior bancada do Congresso Nacional, a Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) e coordenador da Bancada Federal do Estado.

A trajetória política bem sucedida foi interrompida repentinamente com a notícia do aparecimento do câncer. "Agradeço o apoio que recebi de todos os amigos, companheiros, familiares e eleitores durante todo esse tempo. Enquanto pude, trabalhei muito para retribuir ao Estado tudo que recebi. Peço agora que continuem orando pela minha recuperação", finalizou o parlamentar.






URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/13859/visualizar/