Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
MEIO AMBIENTE
Sábado - 07 de Setembro de 2013 às 06:25

    Imprimir


O município de Porto Estrela (194 km ao Médio Norte) tem 30 dias para ativar a estação de tratamento de esgoto, no Residencial Novo Planalto, que está jogando os dejetos diretamente no Córrego do Cavalo, afluente do Rio Paraguai.

A decisão é do juiz substituto da Terceira Vara da Comarca de Barra do Bugres, Alexandre Meinberg Ceroy, que deferiu em parte a antecipação da tutela pretendida na ação civil pública movida pelo Ministério Público em desfavor do município de Porto Estrela e o Estado de Mato Grosso.

“O que se verifica é que a estação para tratamento de esgoto sanitário das residências do empreendimento não se encontra funcionando, por clara omissão da administração pública”, diz a decisão.

Conforme o magistrado, o saneamento do local, após a entrega dos imóveis pelo Estado, passou a ser de responsabilidade do município, “de forma que a ele caberia a manutenção da estação de tratamento do esgoto”.

O município alegou que o residencial detém capacidade poluidora reduzida em razão da baixa densidade populacional. Para o juiz, a defesa do município chega a ser “acintosa, posto que aceitar uma degradação ambiental, ainda que de alegado pequeno porte (o qual, ressalta-se, não concordamos), seria no mínimo descurar-se de todo o arcabouço protetivo ambiental constitucional”.

“No dispositivo, fora não somente determinada a medida em questão quanto também ficara consubstanciado a possibilidade da imputação, tanto ao município quanto aos seus gestores, da prática de crime ambiental”, destacou o juiz.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/14042/visualizar/