Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
AGRICULTURA FAMILIAR
Sexta - 23 de Agosto de 2013 às 14:54

    Imprimir


O prefeito Otaviano Pivetta, a secretária municipal de Meio Ambiente, Luciane Copetti e a vereadora Cleusa de Marco, se reuniram na manhã de hoje (23), com representantes de entidades e comunidades da agricultura familiar de Lucas do Rio Verde.

Na pauta da reunião, 12 solicitações levantadas pelos agricultores, com o objetivo de garantir a produção, o comércio e a rentabilidade da propriedade rural.

Entre as reivindicações, estão a necessidade de orientações para facilitar o acesso aos programas do governo federal, assistência técnica e a criação de uma central de recebimento, triagem e comércio de produtos.

Sobre as orientações, serão realizados seminários com a participação de engenheiros agrônomos e representantes do Banco do Brasil. Os eventos serão realizados na próxima semana, em cada uma das comunidades, Quatá, Cedro e 30 de novembro.

A falta de organização na produção foi outro assunto abordado durante a reunião. Segundo o prefeito Otaviano, o ideal é realizar um relatório com as demandas do município, para que cada produtor se dedique a um tipo de hortifruti e todos tenham mercado garantido no comércio local.

“Se todos produzirem a mesma coisa, vai haver uma oferta muito grande do produto, o preço vai lá em baixo e todos perdem. Precisamos nos organizar, para que todos ganhem.”

Também será criada uma central para o recebimento, triagem e comercialização dos alimentos. O local será estruturado junto ao Mercado do Produtor, no Bairro Alvorada e será administrado pelos próprios agricultores.

Outra novidade, é a criação de uma página no facebook para facilitar a comunicação entre os agricultores e os profissionais da Secretaria Municipal de Agricultura. Intitulada “Agricultura Familiar Inteligente”, a página servirá para que os produtores tirem dúvidas e para divulgação de reuniões e eventos.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/14150/visualizar/