Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
POLÍTICA
Quinta - 15 de Agosto de 2013 às 16:33

    Imprimir


Anualmente, caberá à Fazenda Pública disponibilizar, em site próprio um banco de dados contendo informações de todos os contribuintes do Fisco Federal, seja pessoa física ou jurídica. A proposta (PLS 178/2012) é de autoria do senador Blairo Maggi e aguarda parecer do relator, senador Aloysio Nunes, na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado.

Pelo texto, devem ser disponibilizados o nome ou razão social, o número de registro no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica, a cidade de domicílio e o valor da renda anual tributável ou valor do patrimônio líquido no caso de empresas.

“Entendo que essa é a melhor maneira de endireitar esse país. Além de modernizar o processo, iremos dar publicidade aos que vivem vidas que não podem viver”, defende o autor da proposta.

Segundo justificou Maggi, na Noruega, os dados fiscais dos cidadãos são divulgados livremente desde 1863. Na Suécia, desde 1766. Outros países, como a Nova Zelândia, o Reino Unido, o Canadá e a Irlanda, publicam listas daqueles que se evadem de suas obrigações fiscais.

“São informações de interesse público. Entendo que a abertura desses dados terá como consequência o enfraquecimento de práticas condenáveis ou ilegais”, defendeu Blairo.

O PLS 178/2012 altera o Código Tributário Nacional, Lei 5.172/1966. 






URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/14208/visualizar/