Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
MEIO AMBIENTE
Quarta - 31 de Julho de 2013 às 21:36

    Imprimir


Foto: Arquivo / Ilustrar
Promovida pela Secretaria de Município de Meio Ambiente, a 1° Conferência Municipal do Meio Ambiente pretende ser um espaço de diálogo e proposições sobre os desafios ambientais da cidade. Desta discussão, sairão as diretrizes para uma política municipal de meio ambiente, a qual deverá pautar as ações do Poder Público na área ambiental, bem como orientar a sociedade civil (organizada ou não) e a iniciativa privada acerca de seus deveres e direitos no que concerne aos desafios ambientais que todos deverão enfrentar.

A conferência será dividida em quatro eixos. O primeiro irá debater a produção e consumo sustentáveis e terá como palestrantes o professor doutor Luiz Airton Gomes, do Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental, da UFMT.

O segundo irá tratar da redução dos impactos ambientais e será ministrado pelo professor doutor Paulo Modesto Filho, do Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental, da UFMT.

O terceiro enfocará a geração de emprego, trabalho e renda, com palestras da procuradora do Trabalho (MPT) e coordenadora do Fórum Estadual do Lixo e Cidadania, Marcela Monteiro Dória.

E o quarto enfocará a educação ambiental e terá como palestrante a professora Fernanda Silveira Carvalho de Souza, do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT).

No evento municipal, também serão definidos os quatros delegados e suplentes que representarão o município na Conferência Estadual do Meio Ambiente, que será realizado entre os dias 11 a 13 de setembro; e para a audiência nacional, entre os dias 24 a 27 de outubro.

De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Versides Sebastião de Moraes e Silva, o evento terá a participação de organizações não governamentais, como a associação dos catadores (Ascavag), Associação Comercial de Várzea Grande (Acivag), Ministério Público, setor rural, representantes dos quilombolas e das secretarias municipais de Comunicação Social da Prefeitura, Secretaria de Governo, Desenvolvimento Econômico, Educação, Assistência Social, DAE e Desenvolvimento Urbano.

“Discutiremos o meio ambiente pela primeira vez no município, tendo como pauta central os resíduos sólidos”, disse o secretário que espera em torno de 300 pessoas no evento. Outros temas a serem discutidos pela conferência serão o aterro sanitário e a usina de processamento de resíduos.

A prefeitura recolhe hoje 100 toneladas de lixo por dia. “Hoje o ‘Lixão’ de Várzea Grande está embargado pela justiça, então o município precisa encontrar alternativas para a reciclagem do lixo no município”, disse o secretário. A programação da conferência municipal nessa quinta-feira, será as 19:00hs com a abertura social. Na sexta-feira as atividades ocorrem o dia todo. E no sábado será no período da manha, com a plenária e votação para a escolha dos delegados e suplentes.

De acordo com Versides, a 1ª Conferência Municipal de Meio Ambiente insere-se no processo de mobilização que ocorre em todo o País em torno da Conferência Nacional do Meio Ambiente - Brasil sem lixão -, que tem como tema a gestão dos resíduos sólidos.

Em função disso, o evento municipal abordará os eixos temáticos definidos para a nacional, também importantes para o Município, além de outras questões de interesse local.

As inscrições para a 1ª Conferência Municipal do Meio Ambiente poderão ser feitas no site da prefeitura: www.prefeituradevarzeagrande.mt.gov.br





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/14338/visualizar/