Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
POLÍTICA
Sexta - 19 de Abril de 2013 às 06:36

    Imprimir


Ministra-chefe da Secretaria de Relações Institucionais, Ideli Salvatti
Ministra-chefe da Secretaria de Relações Institucionais, Ideli Salvatti
O Governo Federal, por meio da Secretaria de Relações Institucionais, em parceria com o Governo do Estado do Mato Grosso e com a Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), realiza, nesta sexta-feira (19 de abril), o Encontro Estadual com Novos Prefeitos e Prefeitas. O evento será no Hotel Fazenda Mato Grosso (Cuiabá). Está confirmada a presença da ministra-chefe da Secretaria de Relações Institucionais, Ideli Salvatti, e da ministra do Planejamento, Miriam Belchior.

O objetivo do Encontro é intensificar as orientações aos novos gestores sobre os programas, as ações e as linhas de financiamento disponíveis para as cidades. As capacitações serão realizadas em todos os Estados do país. Mato Grosso é o quarto estado a realizar o evento. O primeiro foi Sergipe, em 26 de março; o segundo, Mato Grosso do Sul, no dia 1º de abril; e o terceiro, Espírito Santo, em 12 de abril. No Encontro, prefeitos, vice-prefeitos, secretários e assessores participam de palestras e recebem atendimento individual de representantes de nove ministérios e da Fundação Nacional da Saúde (Funasa).

Segundo a ministra Ideli Salvatti, o Encontro tem o objetivo de dar continuidade às informações repassadas sobre as principais políticas públicas do governo federal, que também já foram apresentadas no Encontro Nacional com Novos Prefeitos e Prefeitas, realizado em janeiro, com a presença da presidenta da República, Dilma Rousseff, e de todos os ministros. Dessa forma, o Governo Federal contribui para a transição tranquila dos novos gestores municipais e garante a continuidade dos programas feitos em parceria com os municípios.

“Esta será uma oportunidade importante para que os novos gestores possam buscar dados detalhados com os principais ministérios de interesse de suas regiões específicas. Tenho certeza de que o resultado dessa parceria será fundamental para qualificar a gestão pública e aumentar o repasse de verba federal às cidades”, afirma Ideli.

Dentro da programação prevista para o Mato Grosso (confira abaixo), alguns dos destaques são as palestras voltadas para o apoio ao planejamento e à gestão municipal - em que serão debatidos a elaboração dos Planos Plurianuais (PPAs), o Sistema de Gestão de Convênios (SICONV) e o Regime Diferenciado de Contratações Públicas (RDC), bem como a apresentação da ministra Miriam Belchior, que falará sobre o PAC 2.

Além das palestras, o Encontro contará com Salas de Atendimento, onde os principais ministérios do Governo Federal farão atendimento individual para esclarecer as dúvidas de cada município. As pastas presentes no evento são: Saúde (Funasa), Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Educação, Cidades, Desenvolvimento Agrário, Agricultura, Pesca e Aquicultura, Turismo e Planejamento, Orçamento e Gestão.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/15123/visualizar/