Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
SEGURANÇA
Terça - 16 de Abril de 2013 às 18:21

    Imprimir


Principal objetivo do simpósio foi destacar a importância de ações integradas
Principal objetivo do simpósio foi destacar a importância de ações integradas
O papel de Mato Grosso na antecipação de ações de Segurança Pública na fronteira Oeste do Brasil foi realçado nesta terça-feira (16) durante o 1º. Simpósio de Segurança Pública na Fronteira do Estado de Mato Grosso. O evento, organizado pela Secretaria de Segurança Pública com apoio do Ministério da Justiça reuniu, em Cáceres, profissionais e autoridades da segurança pública de outros dez estados de fronteira: Mato Grosso do Sul (MS), Amazonas (AM), Acre (AC), Amapá (AM), Rondônia (RO), Roraima (RR), Para (PA), Rio Grande do Sul (RS), Paraná (PR) e Santa Catarina (SC).

O principal objetivo do simpósio foi destacar a importância de ações integradas, a organização técnica e a elaboração e análise de projetos para emprego adequado dos recursos disponível no programa Estratégia Nacional de Segurança Pública na Fronteira, do Governo Federal. Para Cristina Gross Villanova, representante do Ministério da Justiça, Mato Grosso tem sido destaque no cenário nacional porque "vem trabalhando, muito antes do Governo Federal, com elaboração de projetos e trabalhos direcionados para a implementação do policiamento na área de fronteira", disse.

O secretário de Segurança Pública de Mato Grosso, Alexandre Bustamante dos Santos, atribuiu ao encontro em Cáceres um importante papel para a promoção de ações integradas e trabalhos feitos em parceria, "pois é um mecanismo que nós temos para buscar cada vez mais e melhor os investimentos para reforçar o patrulhamento em toda faixa de fronteira", afirmou. Segundo Bustamante, esses recursos possibilitam o melhoramento do trabalho do policial e a sensação de segurança da população. Só neste ano foram investidos mais de R$ 5 milhões com aquisição de computadores, embarcações, armamentos e veículos. Em 2012 foram mais de R$ 13 milhões empregados no aparelhamento operacional e melhoramento de instalações de unidades de segurança situadas na região de fronteira.

Participam do Simpósio representantes da Senasp, Sesp, polícias Rodoviária Federal, Civil e Militar, Corpo de Bombeiros, Exércitos Brasileiro e Boliviano, Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec), Prefeitura e Câmara de Vereadores de Cáceres e Assembleias Legislativas Federal e Estadual.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/15136/visualizar/