Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
POLÍTICA
Quarta - 10 de Abril de 2013 às 10:54

    Imprimir


Presidente do diretório estadual do PT, Wiliam Sampaio
Presidente do diretório estadual do PT, Wiliam Sampaio
O ano de 2013 é de mobilização interna no Partido dos Trabalhadores e de diálogo partidário com a sociedade. Por isso, o presidente do diretório estadual do PT, Wiliam Sampaio, tem percorrido o interior de Mato Grosso para discutir temas de interesse do estado de Mato Grosso e orientar as direções municipais em preparação ao Processo de Eleições Diretas do PT (PED), que ocorrerá em novembro deste ano.

Sampaio explica que os diretórios municipais deverão realizar ao menos uma atividade por mês, no período de abril a agosto, para discutir temas como a proposta de reforma política defendida pelo partido e, para realizar o balanço dos 10 anos do governo petista, período denominado “o decênio que mudou o Brasil”, fazendo a analise das mudanças que ocorreram no país e das marcas deixadas pelos governos Lula e Dilma, como o combate à pobreza e a inclusão social.

Com a meta de ampliar o número de filiados participantes do PED e, valorizar as lideranças do partido, Sampaio destaca que os diretórios municipais devem estar atentos ao calendário e às novidades deste processo eleitoral. Eles têm até o dia 30 de abril para realizar os cursos de formação dirigidos aos novos filiados. A participação em um desses cursos é pré-requisito obrigatório para que os filiados novatos possam votar no PED de 2013.

Além disso, para ter direito a voto, todos os filiados do PT terão que participar de pelo menos uma atividade promovida pelo diretório municipal, estadual ou nacional. Os filiados devem, também, regularizar sua contribuição financeira junto partido, através do Sistema de Arrecadação das Contribuições Estatutárias, até o dia 12 de agosto para estarem aptos a votar e ser votado.

Outra ação do partido é no sentido de incentivar e estimular a participação das mulheres nas vida partidária, já que este ano será obrigatória a paridade entre homens e mulheres na composição de todas as instancias de direção e representação do PT. Há de se destacar ainda que os filiados devem participar de pelo menos uma atividade partidária, entre os meses de março a agosto para poder participar do PED.

Até o momento cerca de 15 municípios já foram visitados e a meta é chegar, até o final de abril, aos 30 maiores municípios em número de filiados. Além das discussões realizadas em Cuiabá e Várzea Grande, dentre os municípios já visitados estão Poconé, Jaciara, Rondonópolis, Campo Verde, Cáceres, Pontes e Lacerda, Comodoro, Tabaporã, Sinop e Tangará da Serra.

Em setembro ocorrem as inscrições das chapas com sua respectivas teses e das candidaturas à presidência dos diretórios municipais. Em agosto é a vez das inscrições das candidaturas ao diretório estadual. Sampaio, que é ligado à tendência interna denominada Construindo um Novo Brasil (CNB), disse que seu grupo ainda não decidiu quem será o postulante ao cargo de presidente estadual do PT em Mato Grosso.

Além disso, o partido tem aproveitado a oportunidade para discutir as eleições de 2014 junto aos municípios. O presidente da sigla deixa claro que o projeto petista é construir uma candidatura do PT ao Governo do Estado, a ser discutida com os partidos da base de sustentação ao governos federal e estadual e, com a sociedade mato-grossense como um todo.

 





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/15191/visualizar/