Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
SEGURANÇA
Quinta - 04 de Abril de 2013 às 18:02

    Imprimir


Câmara Municipal de Chapada dos Guimaraes
Câmara Municipal de Chapada dos Guimaraes

Os vereadores de Chapada dos Guimarães estão preocupados com o futuro das investigações criminais, ameaçado pela Proposta de Emenda à Constituição 37/2011, mais conhecida como a PEC da Impunidade, que tramita no Congresso Nacional.

De autoria do deputado federal Lourival Mendes do PT do B do Maranhão, a PEC 37/2011 tem por objetivo retirar o poder de investigação do Ministério Público e de outros órgãos legitimados, dando exclusividade às polícias Civil e Federal em investigações penais.

A Câmara Municipal aprovou nota oficial de repúdio que foi encaminhada a todos os deputados estaduais, à bancada mato-grossense na Câmara Federal e aos Senadores que representam Mato Grosso.

Na moção - aprovada por unanimidade-, os vereadores chapadenses alertam que a eventual aprovação desta PEC representa um sério risco para a democracia brasileira, pois na prática vai impedir que qualquer outra instituição investigue crimes.

"Isso é um risco ao Estado Democrático de Direito. Diante do exposto, o Município de Chapada dos Guimarães vem, por intermédio de seus legítimos representantes, manifestar contrariedade à aprovação da referida matéria", diz a moção de repúdio.

Para os vereadores de Chapada dos Guimarães, a investigação criminal por parte do Ministério Publico vem contribuindo para corrigir o desvio de rota de muitas investigações, mas não como concorrência, e sim, como fortalecimento da função do Estado, em dar uma resposta a altura para a sociedade.

Desta maneira, conforme enfatizam os vereadores, não é prudente “amordaçar”, do poder de investigar, uma instituição que é a dona da ação penal pública, entre outras que tem significado relevante para a sociedade.

 






URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/15230/visualizar/