Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
POLÍTICA
Terça - 29 de Janeiro de 2013 às 16:59

    Imprimir


Assessoria
Senador Pedro Taques (PDT-MT) com o prefeito recém-empossado, Luiz Eickhoff (PDT)
Senador Pedro Taques (PDT-MT) com o prefeito recém-empossado, Luiz Eickhoff (PDT)
A resolução dos problemas energéticos enfrentados pelo município de Tapurah (a 445 km da Capital de Mato Grosso) pautou a audiência do senador Pedro Taques (PDT-MT) com o prefeito recém-empossado, Luiz Eickhoff (PDT), na manhã desta terça-feira (29.01), em Brasília. Segundo o prefeito, diversas indústrias estão prejudicadas em seu funcionamento e várias outras deixaram de se instalar na cidade devido ao problema de fornecimento de energia elétrica.

“Com a ajuda do senador, pretendemos viabilizar este processo que trará significativos avanços sociais e econômicos ao nosso município”, disse Eickhoff.

Para estudar formas de resolver este problema, o senador Pedro Taques agendou uma reunião com o Ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, e o prefeito Luiz Eickhoff. A audiência deve acontecer no próximo mês.

“Junto ao Governo Federal, tentaremos inserir o município em algum programa do Ministério de Minas e Energia. O desenvolvimento da cidade está ligado a melhorias no fornecimento de energia. Estamos ao lado do prefeito nesta causa”, afirmou Pedro Taques.

Conforme relatou o prefeito, a demanda de energia hoje é o dobro da que está disponível. A transmissão é feita por meio de uma linha procedente de Lucas do Rio Verde. Por conta do tempo de instalação, as travessas de madeira apodreceram e constantemente quebram, deixando a cidade inteira sem luz por horas.

“Alguns fazendeiros sequer podem ligar seus equipamentos, como um secador de grãos, por exemplo, que isso gera queda de energia. Supermercados não estão conseguindo manter seus produtos refrigerados pela qualidade da energia fornecida”, completa Luiz Eickhoff.

Plano Taques – O senador Pedro Taques aproveitou o encontro para explicar ao prefeito outra forma de captar recursos público. Trata-se do Plano Taques, um método democrático de distribuição de emendas parlamentares, na qual a escolha das cidades é feita anualmente com base no Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e o Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal. Desse modo, não só as grandes cidades serão beneficiadas.

Além disso, a população tem participação efetiva na hora da decisão para a área de destinação dos recursos. Depois de selecionadas, as cidades precisam realizar uma audiência pública para decidir para onde a emenda será alocada. Para este ano, o prefeito Luiz Eickhoff se comprometeu a fazer a consulta pública em seu município.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/15733/visualizar/