Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
SEGURANÇA
Segunda - 21 de Janeiro de 2013 às 10:57

    Imprimir


O prefeito Cristóvão Masson tranquilizou o comandante, dizendo que a Administração ‘Juntos, Crescemos Mais’ é parceira
O prefeito Cristóvão Masson tranquilizou o comandante, dizendo que a Administração ‘Juntos, Crescemos Mais’ é parceira

Nova Olímpia foi o primeiro município do interior de Mato Grosso a ter implantado o programa Rede Cidadã, que surgiu com o intuito de promover a integração entre o Poder Público, entidades sociais e comunidade para desenvolver ações de prevenção e combate à criminalidade.

A iniciativa é da Polícia Militar (PM) que pretende suprir a lacuna existente entre a prevenção primária, que em tese é dever da família e da escola, e a prevenção terciária, realizada pelo Sistema Prisional. Por meio de atividades esportivas e culturais, o projeto garante proteção social e segurança pública para a população das localidades de maior vulnerabilidade.

Com finalidade de demonstrar as vantagens sociais de manter um programa desse nível no município, bem como continuar a parceria Polícia Militar e Poder Público Municipal, o coordenador estadual do Programa, Tenente-Coronel/PM Mauroza Cardoso Silva, o comandante da Companhia da PM local e coordenador do projeto no município, Major Jonas Puziol e sua equipe promoveram uma tarde de apresentações e demonstração de resultados para convidados na Câmara de Vereadores no último dia 17, reunindo autoridades como o prefeito Cristóvão Masson, secretários Marcos Antonio (Educação), Selma Masson (Assistência Social), vereadores José Pires Neto (presidente da Câmara), Josimar Lima, Cida Cassate, Ronaldo “Sem Terra” e Divino Silvano, além de professores, diretores de escolas, membros do Conselho Tutelar, entre outros.

Maurozan pontuou que o programa precisa da parceria entre os poderes constituídos e o município tem uma parcela muito importante a contribuir, principalmente no que diz respeito a cessão de profissionais como psicólogo, assistente social e pedagogo, além de apoio logístico. “É uma rede que necessita de todos os entes. O objetivo é tirar crianças e adolescentes do risco de vulnerabilidade social, oferecendo atividades de esporte, lazer, cultura e cidadania”, disse o coordenador, frisando que Nova Olímpia tem se destacado, primeiro por ser o primeiro município do interior a encampar o Programa e segundo pelos resultados através do trabalho conjunto que faz na proteção de crianças e adolescentes. “Os resultados obtidos nas oficinas desenvolvidas pelos profissionais do Rede de Nova Olímpia são reconhecidos e aplaudidos em Cuiabá e esse trabalho deve ter continuidade”, disse ele.

Ao fazer uso da palavra, o prefeito Cristóvão Masson tranquilizou o comandante, dizendo que a Administração‘Juntos, Crescemos Mais’ é parceira. E ainda revelou que o município doou dois lotes para a construção da sede e que vai disponibilizar os profissionais requisitados para atuar no programa. “Nosso governo jamais deixaria de apoiar este projeto. Seremos parceiros naquilo que o município possa ajudar”, disse o prefeito.

REDE CIDADÃ – O Programa Rede Cidadã de Nova Olímpia atende meninos e meninas na faixa etária de 10 a 17 anos, oferecendo escolinhas de Violão, Pintura em Tecido, Capoeira, Futsal, Futebol e Campo e Jiu-Jitsu, além de atividades de Teatro e a Escola do Rádio.

No último ano, segundo levantamento apresentado pelo soldado-PM Fabiano Cássio, foram prestados 316 atendimentos, envolvendo desde os alunos beneficiários até mesmo às suas famílias.






URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/15795/visualizar/