Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
SEGURANÇA
Sábado - 22 de Dezembro de 2012 às 10:25

    Imprimir


Fotos: Jocil Serra/Agência Phocus
Moradores de rua são recolhidos de área em Cuiabá
Moradores de rua são recolhidos de área em Cuiabá

A Assessoria Militar do Fórum de Cuiabá divulgou o relatório da Operação Ágape, realizada pelo Poder Judiciário de Mato Grosso, com a colaboração do Juizado Especial Criminal (Jecrim) e Juizado da Infância e Adolescência, em conjunto com o Ministério Público, Polícias Civil e Militar, Polícia Técnica (Politec), as secretarias municipais de Saúde, Bem Estar Social e Desenvolvimento Humano e do Meio Ambiente, Secretaria de Estado de Saúde, Vigilância Sanitária e Conselho Estadual de Entorpecentes (Conen). Os resultados são considerados positivos.

“A Operação apresenta-se como alternativa viável para os problemas crônicos nas grandes cidades do país e crescente população de rua consumidora de drogas e praticante de pequenos delitos. A união de diversos órgãos e poderes constituídos consegue alcançar uma gama de serviços públicos a estes indivíduos desvalidos que se vêem assistidos pelo Estado, tendo oportunidade de tratamento e reinserção social com a capacitação profissional durante o período de desintoxicação”, disse o assessor militar, Capitão Darwin Salgado Germano.

A Operação foi desenvolvida no Centro Histórico e Rodoviária de Cuiabá, incluindo áreas públicas e estabelecimentos comerciais e residenciais, entre os dias 3 e 18 de dezembro. Segundo relatório, na primeira ação, que envolveu a abordagem a pessoas em situação de risco nas ruas da Capital, 40 delas foram recolhidas e encaminhadas ao Centro de Triagem, 32 encaminhadas a desintoxicação (30 homens e quatro mulheres) no Centro Integrado de Atendimento Psicossocial (Ciaps-Adauto Botelho, unidades I e III), 40 testes rápidos de doenças infecto contagiosas nas pessoas abordadas foram realizados, além da realização de identificação criminal pela Politec e elaboração de um BO e um Termo Circunstanciado.

A abordagem a estabelecimentos como bares, comércios, prostíbulos e casas abandonadas produziu: 15 notificações pela Vigilância Sanitária e um Termo de Apreensão; seis prostíbulos vistoriados pelo Juizado da Infância e Juventude; 25 bares e hotéis notificados pelo Corpo de Bombeiros Militar pela falta de alvará de incêndio e oito bares e hotéis vistoriados pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, sendo um dos estabelecimentos fechado pela falta de alvará de funcionamento.

O assessor militar do Fórum de Cuiabá reafirmou que o sucesso da Operação Ágape se deu, principalmente, pelo esforço de todos os envolvidos. “A perspectiva é de que este trabalho possa ser realizado de forma rotineira todos os meses, alcançando assim a efetividade necessária para que esta ação integre de forma definitiva o Pacto Estadual de Enfrentamento às Drogas, bem como o Pacto Nacional de Enfrentamento ao Crack“, concluiu o assessor militar.






URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/15928/visualizar/